O ciclone Nargis matou cerca de 80 mil pessoas em sua passagem pela localidade de Labutta, sudoeste de Mianmar, disse uma autoridade militar nesta quinta-feira (8) à agência de notícias “France Presse”.
“Agora, nosso balanço estima que já temos 80 mil mortos na região”, disse Tin Win, chefe militar do distrito de Labutta, que está na região do delta, arrasada pelo ciclone no último fim de semana.
Nesta quarta-feira (7), autoridades norte-americanas disseram que pode haver mais de 100 mil mortos.
“A informação que recebemos indica que pode haver mais de 100 mil mortos na área do delta”, disse Shari Villarosa, da embaixada dos Estados Unidos em Mianmar. Ela falou com os repórteres em uma teleconferência, em Rangoon.
De acordo com a “France Presse”, a diplomata acrescentou que segundo uma fonte do governo de Mianmar, que não identificou, “95% dos edifícios desapareceram” na área do delta.
O ciclone Nargis deixou cerca de 1 milhão de desabrigados, segundo informou nesta quarta-feira (7) as Nações Unidas.
A TV Mianmar, fonte oficial de notícias sobre danos e vítimas, não atualizou os dados de terça-feira, que davam conta de 22.464 mortos e 41.054 desaparecidos. O Nargis foi o ciclone mais devastador na Ásia desde 1991, quando uma tempestade matou 143 mil pessoas em Bangladesh
Fonte: G1