A classificação anual feita pelo Instituto de Educação Superior da Universidade de Jiao Tong, de Xangai, na China, colocou cinco universidades do Brasil entre as 500 melhores do mundo. A primeira colocada entre as brasileiras é a Universidade de São Paulo (USP), que está entre as 102 e 150 melhores. O resultado foi ainda mais significativo entre as universidades da América Latina. No ranking latino, a USP está à frente de todas as outras instituições, ocupando posição entre as 59 e 76 melhores.
A universidade chinesa utilizou os critérios de pesquisa da universidade, incluindo equipes e alunos vencedores de prêmios como o Nobel; reconhecimento internacional de pesquisadores; artigos publicados em revistas e a pesquisa per capta de cada instituição. Apesar de o ranking só classificar as 500 melhores universidades, o estudo analisou mais de mil instituições.
De acordo com a classificação, a segunda melhor entre as brasileiras é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que está entre as 203 e 304 melhores do mundo. Em seguida está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupa espaço entre as 305 e 401 instituições mais destacadas. Em quarto lugar entre as brasileiras estão a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As duas instituições ficaram entre as 402 e 508 melhores.
No topo do ranking mundial está os Estados Unidos, que ocupa as primeiras posições com a Universidade de Harvard, Stanford e Berkeley. O quarto melhor lugar do mundo foi ocupado pela universidade britânica Cambridge, a primeira instituição européia.
Fonte: Elnet