Em novo capitulo da série de reportagens sobre o título Apóstolo, o Gospel+ foi atrás para saber como é possível ter esse título hoje e descobriu que ele é vendido por seminários de teologia, sites especializados e outros meios. Também é possível se tornar Apóstolo através de unções criadas por igrejas. Confira a reportagem completa:
Como se tornar um apóstolo?
Apóstolo é aquela pessoa enviada por Jesus para pregar o evangelho. E para isso é preciso de um chamado, certo? Mas na igreja atual você pode fazer um curso para se especializar no apostolado. A Convenção dos Ministros Evangélicos do Brasil diz em seu site a respeito dos cursos oferecidos: “Agora você pode ter seu diploma e sua carteira ministerial com seu cargo reconhecido. Aqui você é reconhecido e respeitado. Venha fazer parte da família CMEB”.
Pelo Seminário Internacional de Teologia você pode fazer um curso de apóstolo por R$ 1.950,00. E o site ainda afirma que o curso custava anteriormente R$ 6.500,00. “Ao graduar-se pelo Seminário Internacional de Teologia você estará apto para solucionar qualquer eventualidade e dificuldades de toda a sua comunidade religiosa tanto material, espiritual e psicossomática”, garantia descrita no site do seminário. O que chama a atenção é que após toda a descrição do curso o site faz a seguinte afirmação: “Para que você possa se destacar na Igreja, além das áreas de concentração como Administração Eclesiástica (..)”.
Outro método utilizado para se tornar apóstolo é receber a “Unção Apostólica”. Essa unção especial é recebida da parte de Deus e declarada por outro apóstolo, de acordo com o blog Novo Evangelho. Segundo Renato Vargens, pastor presidente da igreja Cristã da Aliança a unção apostólica é charlatonismo.
“Após detalhada observância do discurso por parte dos profetas modernos, entendi que para estes, possuir a unção apostólica representa ter recebido da parte de Deus um poder especial o qual capacita o crente a viver a vida acima da média. Já ouvi o relato de pessoas afirmarem que o crente que não possui a tal unção pode ser considerado crente de “segunda categoria”. E para piorar as coisas, tais pessoas afirmam que nos dias atuais não basta ter o Espírito Santo somente, é necessário possuir a tal unção, até porque somente assim pode-se conquistar o melhor de Deus. Ora, essa tal de unção apostólica não passa de mais uma mercadoria apresentada nos balcões da fé. Aliás, por acaso você já percebeu que a moda agora é ser apostólico? O culto é apostólico, o louvor é apostólico, as ofertas são apostólicas, tudo absolutamente tudo é apostólico”.
Mais uma vez este assunto torna-se polêmico pois igrejas pentencostais afirmam existir vários tipos de unções e outros pastores e teólogos dizem que são apenas mais uma artimanha de banalização da fé.
Fonte: Gospel+
Amanhã vamos falar sobre os Apóstolos mais famosos do Brasil.