O consultor de marketing francês Éric Jaffrain, especialista em organizações sem fins lucrativos, deu uma entrevista para a revista Témoignage Chrétien na qual afirmou que a igreja católica está mais preocupada em vender sua marca do que em “vender” Deus.
“Há diversos anos, a igreja apresenta a religião como se apresenta um produto de consumo, utilizando a abordagem nascida do marketing comercial. A meu ver, trata-se de um erro estratégico fundamental: a Igreja não deve vender a si mesma, mas sim o seu produto central. Não se vende a fé como uma escova de dentes”, disse o estudioso criticando a postura adotada pela igreja católica.
Jaffrain criticou a forma como a Igreja Católica tem trabalhado sua imagem pelo mundo, dizendo que eles estão fazendo da fé um simples produto de consumo. A entrevista mostra a visão do francês, que é considerado um importante autor sobre o tema, a respeito de como a religião tem se mostrado para o mundo priorizando a instituição e não Deus.
O estudioso falou também do interesse no Vaticano em ir atrás do público jovem: “Uma religião que quer conservar as suas quotas de mercado adota uma linha de conquista, como as empresas concorrentes”.
“A Igreja, como qualquer outra religião, que vende a si mesma em vez de tornar a espiritualidade acessível, toma o lugar de Deus”, concluiu Jaffrain.
Fonte: Gospel+