Jovens e adolescentes de vários credos participaram da noite dançante, animada por banda, DJ e músicas com temas religiosos; evento mostrou que é possível diversão sadia sem álcool nem cigarros.
Cerca de dois mil jovens e adolescentes participaram da segunda edição da Cristoteca, uma “balada santa” realizada em Cruzeiro do Oeste, no último dia 19. O evento foi promovido pelo setor Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a intenção de evangelizar através da música e da dança. A noite foi comandada pela Banda JMV, de Cruzeiro, e pelo DJ Ed Maria, de Maringá.
A Cristoteca – espécie de discoteca cristã – foi realizada em um clube da cidade. Longas filas se formaram antes da abertura do salão, que ocorreu às 22h. “Embora seja um evento religioso, a cobrança dos ingressos foi necessária para cobrir despesas e também para que o público valorize mais a iniciativa”, explicou o frei Machado, um dos criadores do evento. A entrada custou de R$ 3,00 a R$ 4,00.
Durante a noite, se apresentaram a Banda JMV, da Juventude Marial Vicentina, que tocou por cerca de duas horas, e o DJ Ed Maria, que tocou musicas religiosas com ritmos dançantes. A proposta é proporcionar aos jovens uma forma diferente e saudável de se divertir e para dar essa conotação diferente ao evento, várias medidas são tomadas. “Não vendemos e não permitimos a entrada de bebidas alcoólicas. Também não permitimos que pessoas fumem dentro do salão. Há ainda um cuidado com os trajes. Roupa curta demais não é permitida. Buscamos mostrar aos jovens que a diversão pode ocorrer de forma saudável, sem estar associada ao álcool e outros tipos de comportamento”, observou.
Frei Machado destacou que esta é uma forma de atrair a juventude para próximo da Deus e da igreja. Ele lembra que a Igreja pede, através de seus documentos, que se busquem novos métodos e meios de evangelização. “É preciso ter novo ardor no anúncio do reino. A Cristoteca tem uma ótima aceitação e é muito bom ver famílias inteiras participando. Este é um meio que encontramos para tentar atingir a juventude, hoje tão dispersa e distante de Deus. Precisamos oferecer algo aos nossos jovens, que os leve a sentir a presença de Deus”, completou.
Bons resultados
O bom resultado da Cristoteca, segundo os organizadores, se deve à proposta do evento e também à divulgação. Semanas antes, uma equipe de 40 pessoas se mobilizou para a produção. A divulgação foi feita nas missas dominicais, em rádios e carros de som pelas ruas de Cruzeiro do Oeste, além de convites nas escolas. “Buscamos fazer uma boa preparação, para que tudo corresse dentro do planejado, e o resultado foi muito positivo, pois a comunidade veio em peso, especialmente os jovens”, ressalta André Aparecido, um dos organizadores.
Cerca de 200 jovens que vieram de outras cidades, como Pitanga, Terra Boa, Foz do Iguaçu, Umuarama, Tapejara, Paraíso do Norte e Ribeirão do Pinhal. Alguns deles participavam de um encontro estadual de jovens na cidade e foram conferir de perto a Cristoteca. A festa durou até as 3h30 da manhã.
Fonte: Notícias Cristãs