A Polícia Judiciária (PJ) deteve o alegado homicida do pastor morto a tiro no passado domingo em Vilela, freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz, Valpaços. O autor do crime, de 45 anos, foi presente ao tribunal de Valpaços, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.
No acto da detenção, a directoria da PJ de Vila Real apreendeu a arma do crime, uma espingarda de caça, de calibre 12, indocumentada.
O agressor, aparentemente sem motivo relevante, mas supostamente motivado por anteriores desavenças, procurou a vítima, Flávio Machado, pastor, de 44 anos, que se encontrava na via pública, no centro da aldeia, disparando dois tiros de espingarda caçadeira.
De acordo com os populares, há já algum tempo que as ameaças eram uma constante. No domingo, Flávio Machado encaminhava-se para um terreno para guardar as suas ovelhas quando foi surpreendido por Dionísio de caçadeira em punho e que disparou três tiros, um atingiu uma perna, outro a zona da barriga e o último a cabeça.
Embora tivesse sido socorrido pelo INEM, a vítima acabou por falecer no local do crime. Pouco depois, o agressor entregou-se no posto da GNR, mas, tratando-se de um crime cometido com arma de fogo, o caso foi entregue à PJ que decretou a sua detenção.
Os moradores da pacata aldeia de Vilela continuam consternados com o ocorrido e ainda não percebem os motivos que conduziram ao crime. Alguns populares adiantaram que o suspeito é uma pessoa instável e agressiva, sobretudo quando bebia, sendo conhecido por criar desacatos mesmo em ambiente familiar.
Fonte: Notícias Cristãs