Policiais civis da Delegacia do 1º Distrito Policial (Botafogo) prenderam dois homens, em ações distintas, contra a pirataria de CDs e DVDs, na noite de terça-feira (3), no Centro de Campinas.
As detenções aconteceram no túnel de acesso da Rua Álvares Machado para o Terminal Central, onde os investigadores prenderam Luiz Roberto Silva, de 57 anos, com 410 DVDs fajutos, e perto dali encontraram Dionísio Vieira da Cruz, de 28 anos, que estava com 690 DVDs e 100 CDs. Os dois foram autuados em flagrante pelo delegado José Eduardo Cury, do 1º DP.
“Eles foram autuados por crime contra o direito autoral. Por este artigo, se a pessoa é flagrada comercializando ou guardando, por exemplo, e se comprova se tratar de material pirata, ela é autuada em flagrante. Foi o que ocorreu com os dois homens. Constatei que as mídias eram piratas, o que possibilitou as prisões”, contou o delegado.
Cury disse que uma parte das apreensões foi mandada para a Polícia Técnico-Científica para que o laudo de constatação depois seja anexado ao inquérito.
“As cópias eram de qualidade ruim, as mídias onde havia as gravações eram daquelas que não constavam estampas referentes aos filmes, o que mostrava serem feitas em DVDs e CDs virgens mesmo e forma pirata”, completou o delegado. Os dois presos foram mandados para a cadeia anexa ao 2º DP (São Bernardo).
Uma das primeiras pessoas se ser presa por pirataria em Campinas foi José Carlos Calixto, ex-comerciante do camelódro, e assassinado na semana passada.
Na última sexta-feira no final da tarde, investigadores do 1º DP já tinham apreendido mídias piratas na Rua Saldanha Marinho (450 CDs e 267 DVDs) e na Avenida Doutor Campos Sales (454 DVDs e 400 CDs), sem ocorrerem prisões.
Fonte: MK News