Presidente se referia à descoberta do campo de petróleo na bacia de Santos pela Petrobras.
Lula também pediu ajuda a Deus para inaugurar nova usina no Ceará antes de 2010.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a assinatura nesta terça-feira (20) de um acordo para a construção de uma usina siderúrgica no Ceará para reafirmar sua fé e uma convicção pessoal: a de que Deus é brasileiro.
Preocupado com a rápida implementação do empreendimento, batizado de Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), anteriormente conhecida por Ceará Steel, Lula rogou “a Deus para ajudar a inaugurar [a usina] antes de terminar o nosso mandato [em 2010]”.
Além de pedir a Deus ajuda na inauguração do empreendimento, o presidente citou a descoberta do novo campo de exploração de petróleo na Bacia de Santos pela Petrobras como prova de que Deus é brasileiro. “Eu digo sempre que depois da descoberta da Petrobras está ficando provado que Deus é brasileiro”, disse o presidente.
Parceria
A CSP é um parceria entre a Companhia Vale do Rio Doce e a coreana Dongkuk Steel Mill. A usina terá capacidade inicial de produção de 2,5 milhões de toneladas anuais de placas de aço, com investimento previsto de US$ 2 bilhões.
Lula cobrou dos presidentes da Vale, Roger Agnelli, da Dongkuk, Saejoo Chang, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, agilidade na elaboração do projeto. “O tempo agora é da competência, da elaboração do projeto, da estrutura financeira e a compra dos equipamentos para a gente começar a produzir”, disse o presidente.
O empreendimento entre a Vale e os coreanos havia batido num impasse com a Petrobras pelo fornecimento de gás natural. Como tornou-se inviável o abastecimento para a produção do aço, os executores decidiram usar carvão na usina. A CSP será instalada no município cearense de Pecém e deve gerar, segundo Agnelli, na fase de construção, 5 mil empregos, e após o funcionamento da usina, 2 mil.
Fonte: G1