Um estudo publicado na revista britânica “British Journal of Nutrition” divulgou que maus hábitos alimentares nutricionais das crianças estão relacionados ao que as mães comeram durante a gravidez. A pesquisa se refere, principalmente, ao caso das crianças dependentes de ''junk food'' (comida excessivamente rica em calorias e de má qualidade nutritiva), maior causadora de obesidade infantil.
Os cientistas também concluíram que as mães que consomem alimentos pouco saudáveis no período da amamentação também correm o risco de terem filhos obesos. De acordo com a dirigente do estudo, Stéphanie Bayol, do Royal Veterinary College de Londres, o hábito de consumir ''junk food'' nos períodos de gestação e amamentação podem gerar uma influência negativa no apetite das crianças, gerando nelas um gosto excessivo por este tipo de comida.
Para desenvolver a pesquisa, os cientistas analisaram ratas que foram alimentadas com uma dieta de batatas fritas e outros alimentos gordurosos durante a fase de gestação. Os estudiosos constataram que as roedoras tiveram filhotes que também abusavam desses alimentos. Além disso, os ratos expostos a esse tipo de comida no útero nasceram com um peso inferior à média e, depois de 10 semanas, apresentaram um peso muito elevado em relação ao normal. No caso das fêmeas, a diferença era de 32% e dos machos, 22%.
Fonte: Elnet