Um homem de 30 anos que fazia jejum havia 10 dias foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no interior de uma mata fechada entre os bairros Tamboré e Imperial, em Barueri, na Grande São Paulo, na noite desta sexta-feira. Segundo a coordenadora do resgate, tenente Catarina Sanches Prestes, o homem fazia um retiro religioso no local, mas, se sentindo debilitado no 10º dia sem comida nem bebida, telefonou para a irmã em busca de ajuda.
“Ele trazia uma agenda na mochila onde ia marcando os dias de jejum. Contamos dez. A cada novo dia, ele escrevia também versículos da Bíblia”, disse Catarina, para quem a irmã do resgatado afirmou que ele é evangélico.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h20, após o Centro de Operações da corporação informar a existência de uma vítima em uma mata cortada por trilhas para a prática de motociclismo. A Polícia Militar estava com a ocorrência desde as 17h30, mas tinha dificuldades em acessar o local. O homem só foi encontrado após uma hora de caminhada em terreno acidentado. “Fomos com a polícia e avistamos uma fogueira, que a própria vítima tinha feito com os livros que trazia na mochila. Tentamos chegar no local com viaturas, mas foi impossível”, narra Catarina.
Ao checar os sinais vitais do religioso, os bombeiros constataram que ele estava desidratado. “Ele estava totalmente debilitado, conseguia apenas balbuciar algumas palavras. Era um local mais ou menos plano. Tentamos resgatá-lo com o (helicóptero) Águia, mas não havia teto. Havia clareira, mas o nevoeiro impediu o socorro aéreo”, afirma a tenente. O homem acabou sendo carregado a pé, tendo sua barraca improvisada como maca. De acordo com a tenente Catarina, a irmã da vítima informou que o homem já havia feito jejum por 48 horas em outra ocasião. Ele foi avaliado por um médico e transportado pelos Bombeiros para o Hospital Regional de Osasco.
Fonte: Terra