O Instituto Pew Research divulgou uma pesquisa que mostra que os evangélicos dos Estados Unidos continuam sendo mais republicanos que democratas, entretanto segundo analistas, há sinais de enfraquecimento do apoio do grupo ao partido.
A pesquisa do Pew, “Cenário Religioso dos Estados Unidos”, mostra que 50% dos evangélicos são republicanos ou simpatizantes do partido, enquanto 34% optam pelo partido Democrata.
A pesquisa ouviu 35 mil pessoas em 2007 e por isso não representa a situação atual dos evangélicos, mas confirma a tendência de menor adesão do grupo, antecipada por outros estudos. Outra pesquisa, também realizada pelo Instituto Pew Research em 2007, apontou que 57% dos evangélicos brancos eram republicanos ou simpatizantes do partido, contra apenas 32% democratas ou simpatizantes.
Nas campanhas de 2004, 62% dos evangélicos brancos disseram ser republicanos ou simpatizantes do partido, e quase 80% dos que foram às urnas votaram pela reeleição de Bush.
Os novos dados reforçam a percepção de que a disputa pelo voto desses eleitores será dura nas eleições de novembro. Nenhum dos candidatos tem forte apelo entre os evangélicos.
Fonte: Sidney Rezende