Com mensagens de amor, Smilingüido fatura alto. A cada temporada novos personagens surgem como os “queridinhos”, outros ressurgem e alguns vão, aos pouquinhos, conquistando seu espaço. É o caso do Smilingüido, da Editora Luz e Vida.
Trata-se de uma formiguinha que vem fazendo muito sucesso e que já está presente em mais de 700 itens nos mais diversos segmentos: papelaria, confecção, chicletes, DVD, games e até mesmo ovos de Páscoa. Hoje são 22 empresas que possuem a licença do personagem – em 2001 eram sete.
O sucesso da formiguinha que sempre tem uma mensagem de amor e amizade para passar ao próximo já se tornou, inclusive, internacional, com produtos exportados em inglês e espanhol para Estados Unidos, Japão, Portugal, México, Chile, Costa Rica e países africanos. Com isso, as exportações representam, hoje, cerca de 6% do faturamento total da Luz e Vida – um total 50% maior que a expectativa prevista para este ano. Por aqui, o Smilingüido representa 80% do faturamento da editora. “Não divulgamos o faturamento, uma vez que não temos fins lucrativos, uma parte da receita vai para investimentos na própria empresa ou nos personagens, e o restante é direcionado para as obras de assistência da Associação das Igrejas do Cristianismo Decidido, proprietária da editora”, revela a coordenadora de marketing da Editora Luz e Vida, Maria Claudia Lara da Costa.
O sucesso veio de uma forma tão rápida que este mês a loja virtual do Smilingüido passa a ser administrada pelo Submarino.com. “A expectativa é que com a mudança, o tíquete médio de compra, que hoje é de cerca de R$ 60 por pedido on-line, suba em até 50% desse valor graças às novas negociações de preço e frete possibilitadas com a terceirização do serviço”, comenta Maria Claudia. Além do Smilingüido, a Luz e Vida possui outros personagens, Faniquita e da Turminha Querubim, que também terão seus produtos comercializados na loja virtual. “Com essa mudança, também vai aumentar a oferta de produtos do personagem na loja on-line”, diz a coordenadora.
Para a Credeal, que possui a licença de Smilingüido há sete anos, a formiguinha é considerada o principal personagem e estampa capas de cadernos e fichários. A companhia projeta um faturamento para este ano de R$ 180 milhões. Entre os licenciamentos da empresa, o Smilingüido detém uma parcela de 26% de participação. E considerando todos os demais produtos (licenciados e marcas próprias) a formiguinha fica com 7% do faturamento da empresa.
O Smilingüido entrou para a história da Luz e Vida em 1989, quando a editora adquiriu os direitos de edição do personagem, criado em 1980 por Márcia D’Haese e Carlos Tadeu Grzybowski.
I
nicialmente voltado para o público cristão, hoje o Smilingüido ganhou espaço também entre outras religiões, fazendo muito sucesso com os católicos e também os espíritas. “Na verdade, ele é um personagem que passa mensagens de amor a Deus, de paz e amizade, independentemente de religião”, comenta Maria Claudia.
Mas afinal, quem é Smilingüido? Ele faz parte de uma turma formada pela Rainha Formosa, autoridade máxima no formigueiro; o Mestre Formisã, sábio e leal conselheiro; Pildas, o amigo nordestino, destemido e sincero; Piriá, o amigo sulista, leal e impetuoso; Faniquita, uma formiguinha vaidosa e muito espoleta; e Forfo, alegre, e sensível, que não gosta de ficar sozinho. Claro, tem também as vilãs, as Sauvitas.
Mas Smilingüido e sua turma não estão presentes em um meio de comunicação muito importante: a televisão. É ela quem dita, na maioria das vezes, quais os personagens que estarão na moda.
Fonte: Notícias Cristãs