O governador da Lunda Sul, Marcial Miji Satambi Calumbi Ytengo, reconheceu o empenho da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola, na localidade de Camundambala, na formação cívica e académica das crianças, soube hoje a Angop.
O governante louvou a dedicação dos missionários na criação daquilo que não é apenas uma escola de formação académica, mas também técnico-profissional, inaugurada a menos de um ano na localidade do Camundambala, a 10 quilómetros da cidade de Saurimo, onde também são administradas aulas de inglês, informática e música.
“Nós aprendemos o inglês nos níveis médio e superior, mas os nossos meninos estão a falar, ler e escrevê-lo no I nível” disse Ytengo após ter apreciado a explicação da língua de um menino para o outro durante uma peça teatral sobre a pesquisa e o cuidado a ter com a literatura da biblioteca escolar.
O reconhecimento foi manifesto durante o acto das comemorações do Dia do Herói Nacional, que coincidiu com a entrega de 2.000 bibliotecas móveis constituídas por 25 títulos de histórias infantis, uma iniciativa do Fundo de Solidariedade Social Luini e parceiros, que orçaram em 128 mil dólares americanos.
Ytengo considerou a entrega das bibliotecas como uma manifestação de grande importância por ser feita no dia em que se comemora o aniversário natalício e de um grande literário e herói nacional e apelou aos pais e encarregados de educação a ajudarem os seus educandos a dedicarem-se aos estudos para seguirem o exemplo do guia imortal.
Por sua vez, os alunos agradeceram o gesto demonstrado pelo Governo e seus parceiros, tendo-se comprometido a fazer da obra um instrumento de motivação.
“Temos esperança que a exemplo do passado, desta escola saiam técnicos para o país caso o Governo continue a colaborar com os missionários e a investirem em nós que somos o garante do futuro desta nação”, afirmaram as crianças na sua mensagem.
Fonte: Angola Press