Grupo Cultural Bagunçaço: ONG atua com crianças e adolescentes carentes

0

O projeto Bagunçaço Arte e Educação atua em Salvador, Bahia, como porta de entrada de entrada para a cultura de crianças e adolescentes.

O projeto atende 212 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, e beneficia indiretamente 848 familiares.

O projeto começou como uma mobilização chamada Movimento de Bandas de Lata em 1991 e foi institucionalizada em 1992, com o nome de Grupo Cultural Bagunçaço.

As ações do Bagunçaço vão além das atividades desenvolvidas em sua unidade central e abrange organizações comunitárias e inúmeras escolas do entorno. O projeto sustenta outra iniciativa em Moçambique, chamada “Instituto Juvenil Bagunçaço”.

O princípio básico das ações desenvolvidas pelo Grupo Cultural Bagunçaço é retirar crianças das ruas através da arte e educação, considerada “a chave que abre a possibilidade de transformar um anônimo em sujeito de sua própria história, da sua comunidade e do seu grupo étnico”, segundo informações do Criança Esperança.

O projeto foi beneficiado pelas doações do projeto Criança Esperança, mantido pela TV Globo, e os recursos são direcionados para a remuneração de um coordenador, um assistente social, uma pedagoga, um profissional que coordena a oficina de web TV, uma professora de música filarmônica, uma professora de música de percussão, e dois profissionais de educação, responsáveis pelo reforço escolar. Além disso, os recursos foram direcionados para a compra de equipamentos, como quatro saxofones, uma tuba, quatro trompetes, quatro flautas, quatro aparelhos de ar condicionado, cinco computadores, uma filmadora, uma câmera fotográfica, um projetor de imagens e 200 camisetas.

O Grupo Cultural Bagunçaço já foi tema de um livro, escrito por Joselito Crispim, intitulado “Bagunçaço” e lançado na coleção Tramas Urbanas, com patrocínio da Petrobrás.

Grupo Cultural Bagunçaço
(71) 3313-7207
Rua Anísio Gonçalves, s/nº – Jardim Cruzeiro
e-mail: baguncaco16@gmail.com
tvlata.org

Fonte: Gospel+

Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.

Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.

Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo a seus filhos.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA