Mais de 100 crianças carentes que residem no Residencial José Cortez participaram esta semana de uma iniciativa da igreja Assembléia de Deus do Jardim Novo Horizonte, com a finalidade de ensinar-lhes as palavras bíblicas, noções de prevenção de acidentes e higiene.
Trata-se do projeto “Ágap”, que é desenvolvido em duas frentes (“Ágap” e “Ágap em Ação”). A primeira é a realização de visitas aos sábados ao José Cortez para fornecimento de lanche e ensino bíblico. Já a segunda é a preparação de um dia especial durante as férias de julho na igreja onde eles assistem a palestras e depois lancham.
A iniciativa mobiliza cerca de 20 voluntários da igreja há cerca de seis anos para confecção dos alimentos e preparação das atividades. Nesta semana, as crianças com idades entre um ano de idade até 15 anos se dirigiram à “Casa de Deus” e acompanharam as explicações de Edílson Luís da Silva, que é guarda municipal (gm). Ele fez uma explanação animada sobre os perigos de manusear o fogão, botijão de gás, chegar próximo a animais peçonhentos, soltar pipa com cerol e também falou sobre a importância da higiene em casa, tanto a bucal, como a corporal.
Muitos nem prestavam a atenção, mas outros permaneceram compenetrados para aprender com o guarda aquilo que os pais talvez tenham deixado de fazer. “Eu aprendi que não pode pegar nos bichos, como escorpião, aranha e também no fogão. Já fui picada por escorpião, mas não sabia que ele picava”, contou Stefani Paulino dos Santos, de sete anos.
Ao contrário de Stefani, Miriam Denise Marcelino, de 13 anos, já não tem dúvidas sobre prevenção de acidentes e higiene. Ela já participou do Ágap em Ação quatro vezes e, hoje é uma das monitoras que auxiliam na organização das crianças.
Miriam contou que no José Cortez há muita carência. Disse também que muitos pais não têm tempo para ensinar os filhos ou realizar atividades com eles. “Acho que eles vivem bem lá, mas o problema é que ficam muito na rua, sem fazer nada”.
Elias dos Santos, que é guarda municipal e ajudante da igreja, é ativo nas questões do projeto e está acompanhando o desenvolvimento dele na comunidade. Segundo Santos, o objetivo do Ágap é aproximar os jovens da igreja e educá-los, oferecendo um caminho digno para a vida no futuro. “Muitos vêm por causa da comida. Eles têm suco, bolo, pão com salsicha e bolacha. Temos pena porque aos sábados, por exemplo, quando chegamos ao bairro, percebemos que aquela refeição será a única do dia”, lamenta Santos.
A igreja Assembléia de Deus no Jardim Novo Horizonte pertence à Assembléia de Deus de Madureira, no Rio de Janeiro. O pastor responsável pela matriz é Elias Bonfim do Amaral e da igreja em Limeira, Valdir de Oliveira. (BL)
Fonte: Gazeta de Limeira