O serviço Amazon Prime está sob críticas depois de anunciar uma série animada que romantiza os demônios e sugere que os anjos de Deus são “sem coração”. Chamada Hazbin Hotel, a produção apresenta Satanás e Lilith, uma figura mitológica que seria sua amante.
“Céu e inferno como você nunca os viu antes”, anunciou a conta do Amazon Prime no X, com o trailer da temporada de estreia, retratando os anjos celestiais como seres com muitos olhos e rodas do Livro de Ezequiel, e descrevendo Satanás como “um sonhador com ideias fantásticas para toda a criação”.
“Mas ele era visto como um encrenqueiro pelos anciões do Céu, pois eles sentiam que seu modo de pensar era perigoso para a ordem do mundo”, diz a cena de abertura, fazendo referência a Lilith em seguida, uma figura demoníaca feminina que aparece no folclore judaico.
De acordo com informações do portal The Christian Post, acredita-se que seu nome e personalidade tenham surgido de tradições relacionadas aos demônios da Mesopotâmia, e certas literaturas rabínicas retratam Lilith como a mãe da descendência demoníaca de Adão.
Segundo essas crenças, Lilith fugiu do Jardim do Éden após se recusar a se submeter ao marido, e após isso Deus criou Eva.
Com base nesta mitologia, a cena de abertura de Hazbin Hotel sugere que Lilith e Lúcifer se apaixonaram depois que ela fugiu do Éden e que os dois estavam por trás da tentação de comer o fruto proibido porque desejavam “compartilhar a magia do Livre Arbítrio com humanidade, oferecendo o fruto do conhecimento à nova noiva de Adão, Eva, que aceitou de bom grado”.
Na série, como consequência de sua tramoia, Satanás foi lançado no “Poço Negro”, onde não lhe foi permitido ver “o bem que veio da humanidade”, embora Lilith tenha “prosperado, capacitando a humanidade com sua voz e suas canções”.
Ao final do trailer de lançamento, a narração sugere que os demônios agora “ameaçam” o céu com o crescente poder diabólico, e por isso os anjos estariam planejando invadir o inferno para garantir que os demônios e os pecadores “nunca pudessem se levantar contra eles”.
Nas redes sociais, usuários acusaram a série de ser uma blasfêmia e de glorificar Satanás: “Um novo programa do Amazon Prime em que Lúcifer e a prole dos demônios são os heróis corajosos, o ‘pecado’ original de Adão é o patriarcado, Deus e seus anjos são os vilões cruéis e o livre arbítrio da humanidade é celebrizado como o bem maior”, escreveu John Daniel Davidson, um jornalista. “Isso não é apenas lixo idiota, é uma coisa vil e maligna”.
David Strom, colunista de um portal nos EUA, escreveu um artigo pontuando que o trailer torna “difícil sair com qualquer coisa que não seja a impressão de que Deus é um opressor e Satanás, o libertador”.
“Eu sei que os criadores do Hazbin Hotel estão em busca de atenção. Eu também sei que a civilização não resistirá nem cairá com base em uma estúpida série animada censurada sobre o inferno. Mas, caramba: o que diz sobre a nossa sociedade o fato de uma das maiores corporações do mundo, com milhões de assinantes de seu serviço de vídeo, estar promovendo fortemente uma série em que os Anjos do Céu são os bandidos e Satanás é o mocinho?”, questionou.