Um presépio mecânico está em exposição no Posto Castelo Graal. Trata-se de um trabalho iniciado pela família Curcio em 1906, no qual mais de 100 bonecos, confeccionados manualmente, narram o nascimento de Jesus Cristo.
A exposição teve início no dia 1º do mês. A obra fica na saída do posto, chamando a atenção dos visitantes que admiram o trabalho minucioso restaurado pelo artista plástico Nelson Curcio.
Segundo Curcio, a idéia do presépio é demonstrar através da arte o sentido religioso da data, utilizando vários cenários, onde há exposição de várias culturas.
O presépio já ficou exposto em 32 cidades, sendo elas Curitiba, Poços de Calda, Santos, São Vicente, São Paulo, Osasco, Rio Preto, Catanduva, porém em Limeira as exposições se tornaram mais rotineiras.
De acordo Curcio, todo trabalho é realizado por ele, que confecciona os bonecos com madeira, produz as roupas e adereços que compõem o cenário. “É um trabalho minucioso porque sou muito detalhista, quero que os movimentos e os bonecos reproduzam de fato a história de Cristo”, contou.
As vestimentas são confeccionadas com retalhos de panos e esse trabalho é realizado por outros membros da família que também contribuem para a manutenção do presépio.
Quem passou pelas instalações do posto pôde conferir a arte. Segundo a fisioterapeuta Ana Gouveia, de Mogi Mirim, tudo parece real. “O movimento do pescador, dos bonecos que compõem a procissão, dos índios, tudo é muito delicado e faz com que os visitantes passem por uma ‘verdadeira’ viagem”, falou.
O presépio ficará exposto até o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro. Até a data os visitantes poderão ver a obra durante o horário de funcionamento do posto.
Ainda de acordo com Curcio, a exposição conta com apoio do posto Castelo Graal, que contribui financeiramente para a mostra da arte.
Fonte: Notícias Cristãs