Uma audiência de conciliação entre os Correios e os funcionários está marcada para a manhã desta segunda-feira, 07/07, em Brasília. A reunião foi agendada pelo Tribunal Superior do Trabalho, que já determinou que 50% dos empregados se mantenham trabalhando.
Os Correios dizem que a ordem judicial foi cumprida e que quase 60% dos funcionários já estão de volta ao trabalho. O sindicato da categoria, entretanto, afirma que a greve ainda tem força e que 80% dos 55 mil dos funcionários estão parados.
Os trabalhadores pedem a incorporação ao salário de um adicional de periculosidade de 40% e também querem negociar o plano de carreira. Esses pontos, segundo o governo, já estão sendo atendidos desde o fim do ano passado. Os funcionários querem ainda discutir a participação nos lucros. Hélio Costa, Ministro das Telecomunicações, acredita que haverá um acordo durante a reunião de conciliação, apesar das divergências.
Desde que a greve começou, na última terça-feira, 01/07, 23 milhões de objetos estão retidos nos depósitos dos Correios, de acordo com o balanço divulgado pela empresa na sexta-feira,04/07. O volume diário, em dias normais, é de 33 milhões de encomendas e correspondências.
Com relação às contas atrasadas, que não chegaram por causa da greve, o consumidor tem que ficar atento. Pois de acordo com o Procon, do Distrito Federal, se a conta não chegou, o consumidor tem que entrar em contato com a fornecedora do serviço ou do produto e pedir uma forma alternativa de pagamento. A empresa é obrigada a passar essas informações.
Fonte: Elnet