Na manhã desta sexta-feira, 08/08, às 9h (horário de Brasília) com efeitos de luzes, queima de fogos e sons de tambores começou a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Pequim 2008. Com uma contagem regressiva, teve início oficialmente a celebração.
A cerimônia aconteceu no Estádio Olímpico Ninho de Pássaro”, em Pequim, “Cinqüenta e seis crianças representaram as 56 etnias que compõe a nação chinesa entrando com a bandeira da China.
Um dos recursos mais impressionantes foi o papiro gigante com ideogramas chineses que se abria e fechava no palco, em um show de luzes e efeitos visuais para retratar alguns aspectos da história milenar da China.
Por volta das 10h06(horário de Brasília), mais ou menos uma hora depois do começo da cerimônia, fogos estouraram no céu anunciando as estrelas do grande espetáculo: os atletas. Logo em seguida entrou a delegação da Grécia, país criador dos Jogos e que tradicionalmente é a primeira a desfilar nas Olimpíadas.
O desfile, como de costume, não segue o alfabeto ocidental tradicional. A ordem se dá pelo número de traços dos ideogramas chineses que representam os nomes dos países. Essa ordenação não é mais usada hoje em dia pelos chineses, mas trata-se de uma forma muito antiga de ordenar as palavras, que foi trazida para homenagear a cultura milenar do país.
O iatista Robert Scheidt, foi o porta-bandeira da delegação brasileira, que foi o 29ª a desfilar durante a cerimônia com mais ou menos 200 atletas presentes no desfile. Os brasileiros estavam muito alegres filmando e fotografando cada momento.
Amanhã o Brasil já estará jogando. A seleção brasileira de volei feminino, disputará a primeira rodada pelo grupo B contra a Argélia às 1h30 da manhã (horário de Brasília).
Fonte: Elnet