Igreja Batista

A Igreja Batista é uma denominação considerada como “protestante histórica”, com origem inglesa e que chegou ao Brasil no ano de 1871, através de missionários norte-americanos, com o primeiro templo fundado na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, interior do estado de São Paulo.

As igrejas batistas se reúnem em convenções, e a fundação de novas congregações sempre é feita por uma igreja já estabelecida, que após a organização da diretoria e contratação do pastor, segue independente.

No Brasil, as maiores convenções batistas são a Convenção Batista Brasileira (CBB) e a Convenção Batista Nacional (CBN), e possuem como principal diferença entre si, a aceitação do batismo pentecostal por parte da CBN.

A Convenção Batista Brasileira reúne 6 mil igrejas organizadas e 1.200 congregações ou missões em todo o território nacional, somando, segundo o IBGE, aproximadamente 1,1 milhão de membros. Já a Convenção Batista Nacional reúne 1,5 mil igrejas, 1.208 congregações ou missões e aproximadamente 280 mil membros.


Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *