A Igreja Luterana da Suécia comemorou, com culto festivo no domingo, na catedral de Uppsala, a decisão tomada há 50 anos de ordenar mulheres ao sacerdócio. O evento marcou também a abertura de da assembléia geral da igreja.
“Com o jubileu queremos celebrar o fato de a Igreja da Suécia ser uma igreja da igualdade, e que podemos aprofundar essa convicção juntos no futuro”, declarou para a Ecumenical News International (ENI) o pastor Boel Hössjer Sundman, coordenador das comemorações.
As primeiras três mulheres pastoras – Elisabeth Djurle, Ingrid Persson e Margit Sahlin – foram ordenadas em 10 de abril de 1960. Hoje, dos 4.386 clérigos da Igreja sueca 1.915 são mulheres.
Mesmo que o processo de ordenação ao sacerdócio tenha começado há 50 anos na Suécia, onde a igreja é oficial do Estado, pastoras encararam discriminação e oposição nesse percurso, mas encontraram apoio e suporte de bispos e de colegas. “Elas tiveram que enfrentar intimidações e assédios, mas também encorajamento e apreciação” no seu trabalho, diz documento da igreja sueca sobre o jubileu.
Fonte: ALC