A Igreja Assembléia de Deus está construindo na zona norte de Ribeirão Preto o seu maior templo na cidade e o maior do Estado de São Paulo. O templo terá capacidade para receber até 12 mil pessoas, ou seja, quatro vezes mais do que a Cava do Bosque, o maior da cidade.
O prédio tem estrutura circular e fica na Via Norte, entre o Marincek e a Vila Elisa, uma das regiões mais carentes da cidade. A construção terá estrutura circular semelhante a de um ginásio poliesportivo, com raio de 45 metros.
Além dos cultos (às quartas, sextas e domingos), o local será utilizado para sediar celebrações das congregações de Ribeirão e região. A Gazeta apurou que a meta é que a construção seja concluída em no máximo cinco anos. A estrutura do templo já está adiantada. No final de julho deve começar a segunda etapa do projeto, que prevê a colocação da cobertura.
O projeto foi pensado há cerca de sete anos e inclui também uma escola pública e quadras de esportes para a comunidade. A igreja comprou um terreno de 25 mil metros quadrados na época e mais duas áreas que ao todo somam juntos 30 mil metros quadrados. A pedra fundamental do terreno foi lançada ainda no governo do ex-prefeito Luiz Roberto Jábali (PSDB).
A igreja não revelou valores, mas afirmou que o projeto tem sido executado gradativamente devido aos elevados gastos.
Além dos cultos, que ocorre as quartas, sextas e domingos, a igreja será usada para eventos dos evangélicos. No local também funcionará quadras esportivas para a comunidade e uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio.
Moradores do bairro Marincek estão otimistas com a implantação do novo templo e da escola, especialmente, por conta das atividades que devem beneficiar as crianças do bairro. A Assembléia de Deus afirma estar estudando formas de isolamento acústico para não incomodar a vizinhança (leia texto abaixo).
Segundo o presidente da igreja em Ribeirão, o pastor Antonio Silva Santana, havia uma grande dificuldade para realizar eventos de nível regional se um local apropriado. Nas congregações não havia espaço suficiente e o ruído incomoda a vizinhança. A autorização em locais públicos, como a Cava do Bosque, depende de uma série de trâmites.
“Não poderíamos mais ficar nesta inquietação, A idéia surgiu em função do crescimento do número de fiéis”, disse Santana. A igreja estima que hoje haja em torno de 20 mil fiéis em Ribeirão Preto divididos em 38 igrejas.
Como exemplo, o pastor citou a festa de 70 anos da Assembléia de Deus em Ribeirão que será comemorada nos dias 13, 14 e 15 de julho. As celebrações terão que ser feitas na Cava do Bosque para que haja condições de receber a quantidade de fiéis estimada para o evento.
Ribeirão Preto teve a primeira igreja da Assembléia de Deus fundada em 02 de maio de 1937. A igreja foi criada em 1911 em Belém (PA) pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. A igreja também mantém templos grandes em capitais como São Paulo e Cuiabá.
Fonte: Gazeta de Riberão