Recentemente um grupo de arqueólogos israelenses fez uma escavação na Vila de Kfar Kama, na Baixa Galileia, em Israel, e descobriu uma igreja bizantina de aproximadamente 1.300 anos de idade.
O lugar é conhecido por ser atribuído ao milagre da transfiguração de Jesus, conforme relatos da Bíblia Sagrada. O trabalho aconteceu em parceria com a Kinneret Academic College, voluntários locais e à Autoridade de Antiguidades de Israel.
“Uma particularidade desta igreja é a existência de três absides (nichos de oração), enquanto a maioria das igrejas era caracterizada por uma única abside”, disse à arqueóloga Nurit Feig.
Eles identificaram no local um grande pátio de 12×36 metros, um vestíbulo e um salão central. Feig também identificou que trechos de corredores da igreja foram pavimentados com mosaico e apesar da idade milenar ainda resistiram ao tempo.
“Sua decoração colorida se destaca, incorporando padrões geométricos e padrões florais azuis, pretos e vermelhos”, disse ela, segundo informações do JNS.
Eles também descobriram uma caixa de pedras que era usada para guardar coisas sagradas, chamada relicário. Outras salas também foram descobertas. Pelo fato da igreja estar localizada da região onde houve o milagre da transfiguração, os especialistas acreditam que o templo foi usado como um mosteiro.
Perto do monte Tabor, existia uma Vila Cristã, e esse local era bastante importante. Nos evangelhos existe a informação de que Jesus foi orar com alguns de seus discípulos, Pedro, Tiago e João, exatamente nesse monte.
Foi nesse local onde aconteceu a transfiguração, quando Moisés e Elias apareceram para o Senhor antes da sua crucificação, e Cristo foi chamado de “Filho” por uma voz que veio do céu, a voz de Deus.
A descoberta do templo bizantino deverá fornecer mais informações para outra pesquisa realizada na região, em um assentamento cristão situado na Galileia, conduzido pelos professores Moti Aviam e Jacob Ashkenazi, do Instituto Kinneret de Arqueologia Galileana.