A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma denominação com origem protestante, dirigida por uma assembleia de presbíteros e que segue a tradição teológica reformada, popularmente conhecida como Calvinismo.
No Brasil, foi fundada em 1859 pelo missionário norte-americano Ashbel Green Simonton, no Rio de Janeiro. Atualmente, a denominação é uma das que têm maior presença no meio digital, com divulgação de sermões de pastores como Augustus Nicodemus Lopes, Hernandes Dias Lopes, Heber Campos Jr., Arival Dias Casimiro e Emílio Garofalo Neto, entre outros, além de realizar eventos de estudos bíblicos que são divulgados em redes sociais e veiculados em plataformas de streaming.
A Igreja Presbiteriana possui aproximadamente 704 mil membros no Brasil, em 6.360 templos espalhados por todo o país, segundo dados de 2021, e não reconhece algumas instituições como igrejas cristãs, como por exemplo a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e a Congregação Cristã no Brasil (CCB), classificando-as como seitas.
A atuação da denominação na sociedade brasileira é reconhecida internacionalmente devido às instituições de ensino mantidas pela igreja, como por exemplo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Instituto Presbiteriano Gammon, assim como os seminários teológicos que formam pastores em todo o país.
No campo missionário, a IPB é uma das que mais investem, proporcionalmente, na plantação de igrejas no Brasil e no exterior.