Um grupo de 56 indígenas da tribo Terena participa a partir desta sexta-feira (26) da 9ª Conferência Missionária da Igreja Presbiteriana de Curitiba. O grupo veio especialmente de Sidrolândia (MS) para o evento, com o objetivo de reforçar a importância da presença cristã nas aldeias indígenas do Brasil. “Os valores cristãos não descaracterizam nossa cultura, mas nos livra do que é ruim em nossas tradições”, destaca Edimar Pereira Lili, pastor da Igreja da Missão Uniedas, da aldeia Córrego do Meio, localizada na reserva indígena Buriti. Segundo ele, a tribo Terena é uma das mais prósperas e desenvolvidas do Brasil por ter sido uma das primeiras a se abrir para o Evangelho.
Últimos remanescentes da nação Guaná no Brasil, os Terenas falam uma língua Aruak e possuem características culturais essencialmente chaquenhas (de povos provenientes da região do Chaco). As primeiras Missões cristãs chegaram às aldeias do Mato Grosso do Sul na década de 1920. Edimar Lili admite que durante as primeiras décadas de trabalho cristão nas aldeias houve choque cultural, mas com a consolidação do trabalho, as igrejas passaram a ser ponto de referência no resgate da cultura, especialmente da fala Terena.
Segundo estimativas da Funai, 95% dos Terenas brasileiros são cristãos. Por isso, essa é a tribo com menor incidência de alcoolismo e suicídio no país, problemas comuns entre outros indígenas brasileiros. Edimar Lili destaca, ainda, que o infanticídio ainda é uma prática comum entre algumas tribos do país e que a presença cristã tem conseguido salvar a vida de muitas crianças que, pela tradição tribal, seriam mortas por serem gêmeas ou ter alguma deformidade física.
Entre os Terenas que estão em Curitiba, encontra-se o missionário Alceris Dias, que a partir de fevereiro do próximo ano fará parte do projeto Amanajé, do pastor Ronaldo Lidório, na Amazônia. Dias é um exemplo do crescimento do número de indígenas cristãos realizando trabalho missionário em diferentes tribos brasileiras, já que a aceitação de um indígena dentro da aldeia é sempre maior que a presença de um branco.
A 9ª Conferência Missionária da Igreja Presbiteriana de Curitiba será aberta nesta sexta (26), às 20 horas, com a apresentação de uma dança tribal Terena no Espaço de Adoração, localizado à rua Comendador Araújo, 343 – Centro. A conferência termina no próximo domingo, às 19 horas. Além dos Terenas, o evento tem como convidado especial o pastor Evandro Luiz da Silva, precursor do presbiterianismo no Paraguai.
Fonte: Paraná Shop