É impossível passar pelas ruas de Itupeva sem que os olhos esbarrem com a silhueta pétrea do Cristo Redentor, inaugurada no município na manhã de ontem, 25, pelo bispo diocesano Dom Gil Antonio Moreira e pelo pároco de Itupeva, padre João Lúcio do Prado Neto.
Situada no ponto mais alto do perímetro urbano, conhecido como o ‘Morro da Pedreira’ a imagem do filho de Deus feito Homem paira absoluta sobre a cidade, convocando o povo à devoção religiosa. A construção do Cristo Redentor foi iniciada em setembro de 2006, com autorização da família Marchi, proprietária do terreno no qual foi implantado.
Com mais de 11 metros de altura, o monumento é fruto de doação do empresário José Carlos Ventri, que contribuiu graciosamente com a imagem e mão de obra de construção. Essa obra, montada pela ARMAR (Antonio Rocco Marrofino), contou com apoio total da Prefeitura de Itupeva e presenteia o município com um símbolo cristão, que poderá ser visitado pelos moradores e turistas, a exemplo de outras cidades, como Rio de Janeiro, Poços de Caldas, Campo Limpo Paulista e outras.
Para chegar até a imagem é fácil, bastando subir por uma das ruas do bairro São José, região central de Itupeva. Uma vez sobre o morro, o visitante terá uma visão privilegiada de grande parte da cidade.
Para o padre João Lúcio do Prado Neto, pároco da igreja matriz de São Sebastião, o monumento do Cristo Redentor é a marca do cristão e representa Jesus Cristo. “Fico muito feliz por saber que agora temos o símbolo da fé em Itupeva. Essa imagem representa Jesus Cristo, o Filho de Deus, que deu vida a todos nós. Desejo que essa imagem traga para a cidade todo o sentimento que Jesus tem por nós que é o sentimento de paz e de amor, não somente aos católicos, mas a todos que acreditam em Cristo”, disse o padre.
O empresário José Carlos Ventri disse que foi uma honra poder doar o monumento, quando a cidade completa 42 anos de emancipação político-administrativa. “Esse é um presente especial, pois estamos vivendo a época da páscoa, que é uma das festas cristãs mais importantes da humanidade. Quero agradecer a parceria firmada com a prefeitura e dizer que estaremos sempre a disposição, no sentido de apoiar o crescimento da cidade e o resgate da cidadania do povo itupevense”, disse José Carlos.
O vereador Marco Antonio Marchi, proprietário do terreno, cedido para a implantação do Cristo Redentor, disse que essa iniciativa foi um orgulho para sua família. “A benção de nosso Cristo, olhando para nossa cidade é o maior presente que a cidade poderia receber nestes 42 anos”.
A Primeira-dama, Dra. Maria Helena disse que o Cristo Redentor será o marco mais significativo da administração de Ocimar Polli e José Luiz Sai, para Itupeva. “Que Ele seja o marco dessa administração, como já tem sido, e que nos fortaleça e faça continuar levando uma mensagem cristã para todos os pontos da cidade”, disse a diretora Maria Helena.
O prefeito Ocimar Polli relembrou da passagem do saudoso Padre Moutinho, que há mais de 20 anos construiu um caminho de pedra e um cruzeiro no alto da Pedreira, obra que o tempo consumiu e hoje já não existe mais. “Sempre tive a vontade de construir um monumento como este, porém, na posição em que me encontro fica um pouco difícil. Mas graças a Deus apareceu em nosso caminho um empresário de bom coração que acabou possibilitando que esse sonho se tornasse realidade”, disse Ocimar Polli.
Após a palavra das autoridades a placa inaugural do monumento foi descerrada. A cerimônia de inauguração do “Cristo Redentor” foi coroada com uma missa, celebrada pelo bispo Dom Gil Antonio Moreira, na Igreja Matriz de São Sebastião.
Fonte: Jornal de Itupeva