Com o objetivo de falar principalmente aos homens, mas também aos que se relacionam com o universo masculino como educadores (aí se incluem pastores e líderes cristãos), além de família e profissionais, o livro “A Grande Aventura Masculina” apresenta um “mapa” que permite entender melhor esse “complexo universo” da formação do homem.
O autor usa exemplos bíblicos e de filmes para demonstrar cada um dos estágios dessa formação: Infância, Caubói, Guerreiro, Amante, Rei e Sábio. Cita estudiosos que dizem que o “tempo em que vivemos é um tempo sem pai”, ou seja, tempo em que, para muitos, na família, na igreja e na sociedade, está faltando “a presença de um pai amoroso e forte, profundamente engajado em nossa vida, a quem podemos nos voltar a qualquer momento em busca de orientação, conforto e provisão”.
O autor, John Eldredge, fundador da organização missionária cristã Ransomed Heart e que já vendeu mais de 8 milhões de exemplares nos Estados Unidos, diz que não escreve “psicologia clínica” nem “manuais”, mas que ama os “mapas”: “Eles são divertidos porque apresentam a planta de uma região, mas ainda lhe obrigam a tomar decisões sobre a caminhada do terreno. O mapa é um guia, não uma fórmula. Ele oferece liberdade. Não diz a velocidade em que você está caminhando nem por que as montanhas estão ali ou a idade da floresta. O mapa diz apenas como chegar aonde você pretende ir.”
De qualidade gráfica primorosa, a obra, segundo o autor, pode servir de descrição do “caminho já confirmado, criado por aqueles mais fortes e mais preparados do que nós para estar naquele lugar. Um caminho seguro, marcado por homens durante séculos antes de nós”.
Eldredge dá uma palavra especial às mães: “este livro será de grande ajuda para vocês que criam meninos e para vocês que estão aprendendo a amar filhos adultos (e o pai deles)”.
Segundo a editora Thomas Nelson Brasil, “A Grande Aventura Masculina” começa com “a fase de deslumbramento e exploração, quando o jovem requer ainda a presença de um pai amoroso. No estágio seguinte, o Caubói, o adolescente vai a campo e se aventura nas provas. Surge no final da adolescência o estágio do Guerreiro, fase que se estende até os 30 anos”, segundo o autor. Ele continua: “Na fase do guerreio, o homem “depara-se com o mal e aprende a derrotá-lo”. É quando passa a viver com coragem, a agir e a lutar. A fase seguinte, o Amante, é marcada pelo “caminho do coração”. Neste estágio, o “homem entende que a poesia e a paixão estão muito mais perto da verdade do que a mera razão”, explica o autor.”
“Finalmente o homem está pronto para tornar-se Rei. “O tempo de governar é um enorme teste de caráter. Aquilo que chamamos de crise da meia idade é caracterizado por um ser que possui uma certa quantidade de dinheiro e influência e usa isso para voltar a recuperar aquilo que perdeu como “filho amado” – ele compra brinquedos para si – ou como caubói – e sai às aventuras. Ele é um homem não desenvolvido, não iniciado”.”
“O homem atinge sua fase final de formação como o Sábio, quando conquistou conhecimento e experiências e a sua missão é substituída por transmitir o que aprendeu e não mais buscar o que aprender.”
Fonte: Agência Soma