O animal era uma das principais atrações turísticas do Parque Nacional Bardia
Um elefante asiático considerado o maior da espécie no mundo desapareceu há um ano de uma reserva selvagem do Nepal e pode estar morto, afirmou um representante do parque, na última quarta-feira, 05/12.
Raja Gaj, ou elefante rei, tinha altura estimada de quase 3,5 metros até o ombro, cerca de 60 centímetros mais alto que o elefante asiático médio. O animal era uma das principais atrações turísticas do Parque Nacional Bardia, no sudoeste do Nepal.
“Quando eu o vi pela última vez estava curvado e magro, encontrando dificuldade para carregar seu próprio peso”, disse Phanindra Kharel, um conservacionista do parque. Raja Gaj, tem, ou tinha, mais de 70 anos de idade. “Existe muito pouca possibilidade de encontrar um animal tão velho vivo.”
Kharel disse que não tem certeza se Raja Gaj foi morto por caçadores, uma atividade ilegal, mas comum na região. Ele informou que vai entrar em contato com colegas na Índia este mês para saber se o elefante foi visto do outro lado da fronteira.
Existem cerca de 250 elefantes asiáticos -uma espécie ameaçada de extinção- no Nepal, cerca de 100 deles são domesticados e usados em pólo de elefantes ou em safaris em parques nacionais.
Fonte: Eltnet