Milhares de pessoas participaram, no dia 21 de abril, da 4º Marcha para Jesus de Itupeva. O evento é organizado, anualmente, pelo Ministério Homens de Fé, formado por evangélicos de diversas denominações. Como tradição, o ponto de partida aconteceu no Portal de Santa Fé, às 16 horas. Cantando e louvando, os fiéis percorreram diversos bairros da cidade como Jardim Ana Luiza, Samambaia, Centro, até chegarem à Praça de Eventos da Pedreira onde assistiram a um show evangélico com a cantora Dylian.
Em todo o trajeto, o ‘Exército de Deus”, que pedia paz na terra, foi acompanhado pelo trio elétrico Apocalipse, onde seguiam missionários, pastores e diáconos, encarregados de louvar e orar pela cidade e suas autoridades. O pastor José Toschi Neto, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Itupeva, foi um dos pastores participantes do evento. Na tradicional parada em frente do Paço Municipal, o pastor Toschi conduziu uma oração pedindo bênçãos para a cidade. Ele orou também, junto aos fiéis, pelo prefeito Ocimar Polli, o vice José Sai, vereadores e autoridades constituídas do município.
Histórico das Marchas
A “Marcha para Jesus” tem como fundamento bíblico as passagens de Êxodo 14, Josué 6 e João 13:35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. É um evento que acontece em muitas cidades do Brasil e consiste basicamente numa grande passeata de evangélicos com shows gospel. Outro importante objetivo deste evento é oferecer a oportunidade única de viver um momento de comunhão entre adeptos de todas as denominações evangélicas. A Marcha para Jesus também é um evento que permite expressar ao mundo a comunhão dos cristãos e também a fé em Jesus Cristo.
O evento ocorre desde 1993 no Brasil. No início, a intensão era tirar a igreja das quatros paredes e mostrar que ela estava viva e presente na sociedade. O resultado desse evento foi bastante produtivo. A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres (Inglaterra), e foi fundada pelo pastor Roger Forster, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green.
No Brasil foi introduzida pela Igreja Renascer, que importou a idéia para o país. A primeira edição brasileira do evento aconteceu em 1993 e levou cerca de 350 mil pessoas às ruas de São Paulo, com destino ao Vale do Anhangabaú, onde ocorreu um grande show gospel e foram arrecadados mais de 15 toneladas de agasalhos. Nos primeiros anos da década de 90, a Marcha se tornara um evento de proporções continentais, ocorrendo em toda Europa.
A visão inicial da Marcha para Jesus, como qualquer outra ação em que os cristãos empreendem para Deus, está baseado no conhecimento e na obediência. Segundo Nilson Cabeleireiro, um dos organizadores do evento a Marcha está se consolidando no município.
“Acreditamos que Deus diz para nós marcharmos, e esta obediência precede uma revelação. O Espírito Santo de Deus nos conduz em toda a verdade (João 16:13) e a teologia do ato de marcharmos para Jesus emerge quando nós nos engajamos em ouvir o que o Espírito Santo está dizendo para uma Igreja atuante e batalhadora nesta terra.
Já para Décio, membro da 1ª Igreja Batista de Itupeva e do Ministério Homens de Fé, “marchar para Jesus é visto também como um ato profético que dá consciência espiritual às pessoas. Vejamos o exemplo deixado por Josué, que mobilizou as pessoas de Israel para marchar ao redor das paredes de Jericó.
Jeosafá marchou no deserto entoando louvores a Deus. Quando os cristãos marcham, estão agindo profeticamente” disse.
A Marcha destrói as fortalezas erguidas pelo inimigo em certas áreas das cidades e regiões onde ela acontece, declarando com fé que Jesus Cristo é o Senhor do Brasil.
Marcha para Jesus de Itupeva
A Marcha para Jesus de Itupeva é um evento internacional e interdenominacional que mobiliza, anualmente, milhares de pessoas. Criada e comandada por lideranças evangélicas, é um ato pacífico, que prega o consciente e excitante do mover de Deus nos dias atuais. Com ela, a Igreja tem a oportunidade de mostrar que não é restrita aos templos, mas viva e aberta a toda sociedade, além de unir as igrejas cristãs em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo.
Ano a ano o número de participantes da Marcha de Itupeva vem aumentando. São milhares de cristãos marchando pelas ruas da cidade, de todas as idades, raças, nacionalidades e culturas étnicas e roupas coloridas, bandeiras, faixas e outros adereços, sempre enaltecendo e exaltando o nome de Jesus Cristo.
A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial de Itupeva, desde 2004, incluída no município em Projeto de Lei de autoria do então vereador Luiz Carlos Izzo, aprovada por unanimidade pela 9º Legislatura Municipal. Desde então a Marcha integra os eventos oficiais da cidade e é realizada anualmente no dia 21 de Abril, data de comemoração da Marcha em Itupeva.
Em sua primeira edição, no ano de 2004, a Marcha trouxe para Itupeva a cantora evangélica Mara Maravilha e reuniu um de seus maiores públicos na Praça de Evento da Pedreira, que segundo estimativas da Polícia Militar foi contabilizado em aproximadamente 10 mil pessoas. Em 2005 a Marcha contou com a participação da Banda “Filhos do Homem”. Em 2006 a Marcha teve show evangélico da banda Celebrai e este ano com a cantora Dylian, sempre com a presença de um grande público.
A Marcha Para Jesus em Itupeva é um evento forte, que conta com a organização de pessoas de fé e a participação daqueles que acreditam que Jesus Cristo é o único merecedor de toda honra e toda glória.
O pastor Toschi, da Igreja do Evangelho Quadrangular, orou pela cidade de Itupeva e por suas autoridades constituídas.