Nelson Mandela morreu; Conheça o testemunho e frases marcantes do líder cristão africano

42

Nessa quinta-feira, dia 5 de dezembro de 2013, o mundo recebeu com pesar o anúncio do falecimento de Nelson Mandela, ex-presidente e líder histórico da luta contra a segregação racial da África do Sul. Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, conforme anunciou o atual mandatário do país, Jacob Zuma, em pronunciamento.

Cristão, Mandela entrou para a história como defensor da liberdade e dos direitos dos desfavorecidos, da igualdade de oportunidades e do fim de todas as formas de opressão. Reconhecido mundialmente como um ícone por sua luta contra o sistema opressor do Apartheid, o líder africano recebeu o prêmio Nobel da Paz de 1993.

– Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós, mas em todos – afirmou em certa ocasião.

História de Nelson Mandela

“Nós nos perguntamos: ‘Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?’ Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus!” – Nelson Mandela.


Rolihlahla Madiba Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em um vilarejo do bantustão na província de Transkei, recebeu o nome Nelson aos 7 anos por professores, seguindo uma tradição local de dar nomes cristãos às crianças, quando se tornou o primeiro da família a ir para a escola. “Bantustão” era o nome das prisões rurais destinadas aos não brancos pelo governo da África do Sul durante o Apartheid, política racista praticada na África do Sul desde o início do século passado e oficializada em 1948, após eleições onde apenas brancos votaram.

Descendente de Thembu, chefe de um clã dos Xhosas, um dos muitos povos locais da África do Sul, Mandela teve sua educação permeada de formação cristã por influência de sua mãe. Foi batizado na Igreja Metodista e, quando tinha apenas nove anos, seu pai morreu. Adotado pelo chefe Jongintaba Dalindyebo, o regente do povo Thembu, mudou-se para a capital de Thembuland onde ouviu pela primeira vez falar de como África tinha vivido em paz relativa até à chegada dos brancos.

No ano de 1939, Mandela entrou para a University College de Fort Hare, de onde foi expulso devido aos seus atos, considerados de insubordinação. Pouco depois entrou para a Universidade de Witwatersrand para estudar direito e envolveu-se ativamente no movimento antiapartheid inscrevendo-se no ANC (Congresso Nacional Africano) em 1942.

Durante 20 anos liderou uma campanha pacífica e não violenta contra o Governo e as suas políticas racistas, até que em 1960 a morte de 69 pessoas pela polícia durante uma manifestação o levou a optar pela guerrilha como forma de defender sua causa. Por causa de seu ativismo, em 1963 foi levado ao tribunal e condenado, com outras dez pessoas, à prisão perpétua por ofensas políticas, incluindo sabotagem.

Porém, sua prisão deu ainda mais força à luta antiapartheid e, durante os 27 anos que passou encarcerado, ele se tornou símbolo dessa luta e continuou liderando os grupos negros, mesmo estando preso. A partir de 1985, ele iniciou o diálogo sobre sua libertação com o Partido Nacional, que exigia que ele não voltasse à luta armada.

Quando foi libertado, emergiu como cabeça do ANC, liderando a reconciliação com os seus opressores de forma a conduzir o país pacificamente na sua transição após a era de 46 anos de segregação.

Cristão Nelson Mandela

Considerado um dos maiores líderes políticos da história, Mandela chegou a ser considerado por muitos como um verdadeiro “santo”. Porém, firmado em sua formação cristã, ele mesmo se classificou como um pecador e afirmou: “Eu não sou um santo. A não ser que você pense em um santo como um pecador que continua tentando”.

Sobre sua luta, afirmou: “Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”. Em outro momento disse que “enquanto permitimos que nossa luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo.”

Em sua biografia fez questão de ressaltar sua fé cristã. Quando mais novo estudou em uma escola missionária da Igreja Metodista, onde foi batizado. Enquanto esteve preso, o Concílio Metodista fez lobby para tentar sua soltura na época.

“Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós, mas em todos.” -Nelson Mandela.

Por Dan Martins e Renato Cavallera, para o Gospel+


42 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus do ceu, GospelMais, não me fale idiotices, daonde que esse asqueroso abominavel era cristão ? Esse Mandela COMUNISTALHA essa era a religião dele, ja foi terrorista tambem, tipo a Dilma, Che Guevara, etc, ele era um demonio em forma de pessoa mas que foi alçado a divindade pela grande midia, ESSE MANDELA ERA UM LIXO RACISTA, ODIAVA BRANCOS, ENCHEU O RABO DE DINHEIRO COM DIAMANTES DE SANGUE, SIM ELE GANHOU MUITO DINHEIRO COM A MORTE DE SEUS COMPATRIOTAS NEGROS DE SUA MESMA COR, ELE VENDEU CONCESSÕES DE MINAS A QUEM ? A NELSON ROCKEFELLER.

    Sobre o Apartheid, mais dia menos dia essa “muralha” ia cair e isto não foi iniciativa dele, mas sim de todo o governo e o povo, mas dai um lixo abominavel destes leva todo o credito por causa disso, ora, quem entende de politica um pouquinho sequer sabe que não existe iniciativas solitarias nela, tudo é feito conforme a vontade dos grupos.

    Videos para voce que é baba-ovo e acredita nas historias da grande midia, procurem no YouTube :

    Mandela, escravidão e dia da Consciência Negra (prof. Olavo de Carvalho)

    Racismo antiblanco, Mandela canta una canción sobre matar a los blancos ( subtitulado )

    Va pro colo do capeta o lixo !!!

  2. Outros textos sobre este demonio psicopata racista latifundiario comunistalha ai, pesquisem na internet por :

    Mandela foi do Partido Comunista: ele negou por décadas

    África do Sul à beira do genocídio e da ditadura comunista

    ESSE NELSON MANDELA ERA UM SATÃ EM FORMA DE PESSOA, SOMENTE ESTUPIDOS OU ALIENADOS NÃO ENXERGAM ISTO !!!

    APRENDAM ALGO, SEMPRE QUANDO A GRANDE MIDIA OU OS COMUNISTALHAS ELOGIAM E IDOLATRAM ALGO, PODE ESCREVER, TAL COISA NÃO PRESTA !!!

  3. Uma das grandes personalidades do Século 20. Herói de uma geração. Primeiro presidente negro da África do Sul. Prêmio Nobel da Paz. Homem. Mandela. Descanse em paz, guerreiro. Missão cumprida.

  4. Pesquisem por isto na Internet, um ataque terrorista patrocinado e comandado pelo SATÃ Nelson Mandela, aonde morreram pessoas estraçalhadas, todas pessoas negras, crianças, mulheres e homens, etc :

    Remembering The Church Street Bomb, Pretoria

    Esse é o “cristo” da Grande Midia e dos Comunistalhas Terroristalhas, matou ate pessoas de sua propria cor, uma pessoa cheia de odio, vai pro colo do capeta o lixo racista nojento, vai sentar num tridente bem pontudo que é isso que tu merece.

    • Nabu-cão raivoso, em nome de se aparecer e a fim de chamar atenção para a pessoa medíocre que vc é, sua triste figura opta sem nenhum escrúpulos por atirar lama num dos seres humanos mais nobre que conhecemos, sem nenhum respeito pelo luto de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas em nada esse féu que a sua bílis expele irá manchar a biografia de Mandela, é como um pardau tentando derrubar o Cristo redentor a bicadas. É mais fácil vc perder o bico do que causar qualquer dano. Na próxima vez tenta a melancia no pescoço.

    • agora em contra paretida mostre milhares de negros mortos por brancos destroçados carnalmente espiritualmente, está moeda tem dois lados, achas que tem de morrer e não reagir ao braço opressor, DEUS não nos deu espirityo de temor e não nos colocou por cauda, é isto mandela mandou bem, pena que não veio ao Brasil explodir os intolerantes ateus gays

  5. Todo mundo sabe que COMUNISTA ADORA SANGUE, esse Mandela ai foi mais satanasinho a serviço do comunismo internacional, MANDELA GANHOU RIOS DE DINHEIRO COM SEUS COMPATRIOTAS NAS MINAS, UM MONTE DE ESCRAVOS NEGROS SOFRERAM NA MÃO DESTE SATÃ CHAMADO MANDELA, ele traiu eles, vende-os como lixo para a dinastia Rockefeller.

    ESSE NELSON MANDELA ERA UM DEMONIO, QUEM ADORA ELE É PORQUE É UM DEMONIO TAMBEM OU UM BURRO ALIENADO QUE NÃO SABE NADA DE NADA !!!

    FOI É TARDE ESTE SATÃ COMUNISTALHA BURGUES LATIFUNDIARIO RACISTINHA DE MEIA TIGELA, VA PRO COLO DO CAPETA SEU LIXO !!!

    • vc se julga Deus?vc já condenou ele ao inferno!nunca se esqueça que quem julgar será julgado!vá ler abiblia seu ignorante dono da razâo!nao se preocupe que quando chegar sua hora vc vai fazer compania pra ele là no colo do capeta!

  6. Estes comentários mais parecem uma conversa de mulheres que velhas e sem nada que fazer. Cada dum tem a opinião que quiser sobre Mandela. Mas noto a enorme contradição entre os evangélicos. Uns dizem que ele era um cristão, outros dizem que ele arde no inferno. Outros se ofendem com palavras feias e sujas. Quando vamos ter o bom senso de respeitar os outros? Deixem o Mandela em paz, ele fez o que achou ser certo e Deus cuidará dele. Não somos nós a fazer esse julgamento. Ele já morreu, respeitem a família.

  7. Diz o apostolo Paulo…no dia em q Deus há de julgar os segredos dos homens pelo seu evangelho; ou o evangelho da graça de Deus, tudo virá atona, mas até lá, tudo são conjecturas.

  8. Quando vivo ninguem falava do cara,principalmente nas igrejas,agora morto vira cristao.Politica maldita politica e sensacionalismo,daqui uma semana ja esqueceram da criatura.

  9. Não sei se ele era um homem bom ou um homem mal , mas independente do que fosse as pessoas chocaram-se com a notícia de sua morte!Por que será que as pessoas preferem o mal ao bem?

  10. Meu meninos como estam.o julgamento pertense a Deus quem conheceu o verdadeiro Mandela quanto a voz baixaram feio de nivel joaquim k decepicao “o k contamina e o k sai noa o k entrar” meu irmao pexa perdao Deus voz abenxoe

  11. Joaquim Nabuco,

    Meu caro, concordo com você. O Mandela pode ter sido responsável pela morte de pessoas, mas do que se sabe, não foi ele que criou essa política divisionária dentro do país dele, muito menos foi ele que iniciou as mortes, haja vista que nasceu num país pegando fogo, já.

    Mas a diferença está aí, meu caro. Enquanto jovem pode ter sido radical, pode ter feito coisas que qualquer um de nós faria, entretanto, com o amadurecimento dele e ao sair da cadeia, saiu como um verdadeiro pacificador, prova de que se redimiu, prova de que amadureceu, prova que deixou o exemplo positivo para todos, diferente de Hitler que morreu matando, destruindo, sendo usado pelo diabo.

    Quanto a vender as minas aos descendentes do americano rico, cabe perguntar como um simples estudante fez isso, afinal eu parto da premissa que tal história tenha ocorrido antes sua prisão em 1960, Repito, estranho, uma vez que se tratava de uma pessoa que não governava sequer a si, então como vender as minas do seu país?

  12. Mandela era um guerrilheiro e ficou preso por mais de 25 anos devido a isso!
    Mesmo de dentro da prisão continuou a comandar ataques terroristas. Usou outras pessoas como massa de manobra, como costumam fazer muitos sindicalistas…
    Talvez sua única utilidade foi ter evitado uma guerra civil quando o regime branco e racista foi apeado do poder!
    A população negra na África do Sul vive e sempre viveu na mais extrema miséria. Nem Mandela mudou esse quadro quando foi presidente. É um dos países africanos onde mais existe a AIDS (entre os negros, é claro!).
    Quando chegou ao poder, mudou seu discurso, como fez o Lula aqui no Brasil!
    E agora ele virou cristão, depois de morto?

  13. Realmente foi um grande homem de coração aberto e espirito tranquilo as suas verdades ,porém alguém que só sabia defender as causa justas dos oprimido e dar visão ao mundo que todos somos iguais

  14. O MUNDO CONHEU UM DOS MAIORES REVOLUCIOMARIO,LUTOU UMA LUTA JUSTA E SEM ODIO,MAS COM JUSTIÇA MESMO SENDO INJUSTIÇADO,MAS NÃO RECONHEU DIREITOS DE NINGUEM MAS SABIA QUE TODO HOMEM TEM DIREITOS ASSIM COMO DEVERES ….

DEIXE UMA RESPOSTA