As melhores vozes da música americana se uniram ontem em Nova York num grande show para arrecadar fundos destinados ao monumento a Martin Luther King em construção em Washington.
O célebre Radio City Music Hall de Nova York recebeu artistas como Stevie Wonder e Aretha Franklin, além de personalidades marcantes como Mohammad Ali e Michael Jordan. O objetivo de todos era conseguir que o memorial em homenagem ao líder afro-americano assassinado em 1968 seja uma realidade.
O Dream Concert pretendeu, também, reviver o espírito de unidade defendido por Martin Luther King. Rostos conhecidos de diferentes origens uniram suas vozes para que o sonho de igualdade que convenceu muitos americanos durante os anos 1960 continue vivo e ganhe forma num monumento na capital do país.
Além de Wonder e Franklin, duas das vozes negras mais significativas da música americana, artistas como o mexicano Carlos Santana, o astro de rhythm and blues Usher e o cantor de música country Garth Brooks estiveram presentes. O evento também contou com a presença de Bernice King, a filha mais nova do pastor.
“A participação de todos esses artistas ajuda a retratar a essência do legado de Luther King, com músicos de todos os estilos e origens unidos no palco, em colaborações difíceis de se conseguir”, disse o estilista Tommy Hilfiger.
Artistas como Joss Stone, Robin Thicke, John Legend, BeBe & CeCe Winans, Jessye Norman, Ryan Shaw, Bayface e Ludacris foram ao palco. O rapper Kweli chegou a afirmar que Martin Luther King foi “um MC pioneiro”.
A causa do memorial de Luther King, promovida pela fundação criada para sua construção, também ganhou o apoio de ídolos do mundo do esporte, como o jogador de basquete Shaquille O'Neal e o ex-astro da NBA Earvin “Magic” Johnson.
O objetivo foi arrecadar os fundos necessários para inaugurar em 2009 o memorial com o qual a cidade de Washington prestará homenagem a um personagem ilustre da recente história americana.
Martin Luther King será assim o primeiro afro-americano entre os grandes nomes da história dos Estados Unidos a ter um monumento dedicado à sua memória no parque da capital federal, conhecido como o National Mall de Washington. Ele ficará entre os memoriais dos presidentes Abraham Lincoln (1861-1865) e Thomas Jefferson (1801-1809).
Os organizadores do projeto anunciaram em 2006, quando o monumento recebeu a pedra fundamental, que o memorial de 16 mil metros quadrados teria água, pedras e árvores, simbolizando justiça, democracia e esperança.
O lugar fica muito perto de onde Luther King pronunciou seu discurso mais famoso, I have a dream (Eu tenho um sonho) e contará com uma estátua do líder. Além disso, sobre as pedras do monumento estarão inscritas algumas das frases mais importantes do reverendo. Uma gigantesca rocha partida pela metade simbolizará a divisão racial nos EUA.
Fonte: Clica Brasil