Um grupo de jovens oferecia orações para tranquilizar os candidatos ao vestibular da Universidade de Brasília (UnB) que chegavam para a prova na tarde deste domingo (12) no colégio Leonardo da Vinci, em Brasília.
Os quatro pertencem à igreja presbiteriana de Brasília e realizaram a ação pela primeira vez neste vestibular. “Era um teste, mas como vimos que deu certo, vamos fazer em outros vestibulares e talvez concursos”, diz Luiz Cazaleiro, 22.
Estudante de Administração da UnB, ele diz que muitos que chegaram ansiosos se mostraram mais tranquilos após a oração. “Não dá trabalho, e fazemos a diferença na vida das pessoas”, diz ele, que estima ter feito orações por mais de 40 candidatos.
Os primeiros vestibulandos começaram a sair pouco depois do prazo mínimo permitido de uma hora. Antônio Neto, 19, fez cerca de 50 das 180 questões. Candidato a uma vaga de Artes Plásticas, faz o terceiro vestibular da UnB.
“A prova está mais difícil esse ano. Muito cálculo e muitas questões de matemática e física”, diz ele, que mantém a confiança. “Acho que vou passar. Só estou com medo da redação”, afirma.
Nesta edição do vestibular estão inscritos 24.972 candidatos, dos quais 904 são treineiros, ou seja, não participam da disputa e fazem a prova apenas para treinar. Estão em disputa 4.016 vagas oferecidas nos quatro campi da universidade – Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. Parte dessas vagas (796) é disputada pelos 3.824 candidatos que se inscreveram no sistema de cotas para negros.
Fonte: G1