A organização humanitária cristã britânica, Tearfund, vai realizar, em parceria com as redes sociais Mãos Dadas e Aliança 180, duas oficinas sobre o tema “Mantendo as Crianças Seguras”, focadas em desenvolvimento e políticas de proteção infantil. As cidades de Viçosa (MG), de 20 a 23 de outubro, e Recife (PE), de 27 a 30, receberão juntas cerca de 70 participantes de ministérios e organizações de todo o país para refletir e decidir sobre a “construção de um ambiente seguro para crianças e adolescentes” em sua própria área de influência.
O conteúdo da oficina é dividido em: marco bíblico, marco conceitual sobre desenvolvimento infantil, marco de direitos, e apresentação de um kit para ser utilizado na continuidade do processo. As duas oficinas são voltadas apenas para as organizações parceiras dos realizadores, envolvidas no cuidado de crianças e adolescentes. A iniciativa pretende se estender e gerar reflexão e ação por parte de outras ONGs e igrejas evangélicas no país. Os facilitadores serão Débora de Arco (Assessora da Tearfund para Crianças em Risco na América Latina), Lissânder Dias (Coordenador da Rede Mãos Dadas) e Teresa Santos (Coordenadora da Aliança 180º).
Segundo o Representante Nacional da Tearfund para o Brasil, João Martinez da Cruz, o “crescente envolvimento das igrejas e ONGs cristãs com o objetivo de proteger as crianças e promover o seu desenvolvimento”, e alguns riscos que tal crescimento pode trazer, foram os motivos do desenvolvimento desta ferramenta para orientar organizações a construírem sua política interna de proteção infantil.
A Tearfund é uma agência cristã de assistência e desenvolvimento, que trabalha através de parceiros e igrejas locais, procurando trazer auxílio e esperança às comunidades carentes por todo o mundo. A partir desta visão, desenvolve uma grande variedade de recursos que podem ser utilizados no desenvolvimento de comunidades.
A Rede Mãos Dadas é formada por 37 organizações (parceiros institucionais) e tem como objetivo inspirar, motivar e capacitar pessoas envolvidas no trabalho cristão com crianças e adolescentes em situação de risco social; e contribuir para a mobilização de igrejas e comunidades para este trabalho.
A Aliança 180 é uma aliança global de agências cristãs evangélicas e indivíduos que acreditam que, trabalhando juntos e através de ações concretas, podem obter um maior e mais profundo impacto no futuro de crianças e adolescentes que vivem e trabalham nas ruas. Algumas dessas ações incluem a criação de Redes em que as crianças e adolescentes também possam participar; identificação de causas; identificação e multiplicação de boas práticas; apoio a projetos das organizações membros; advocacia, entre outros.
Fonte: Soma
Via: Notícias Cristãs