Nesta sexta-feira, 16/02, a Coréia do Norte comemora o aniversário de 65 anos do líder Kim Jong-il. A data, que é um dos principais feriados nacionais do país, acontece em meio às negociações entre seis países para acabar com os testes nucleares realizados por Pyongyang.
Normalmente, neste feriado, os norte-coreanos recebem benefícios extras, como alimentos. Porém, ainda não se sabe se o ato se repetirá em 2007, por causa da falta de comida e das sanções impostas pela Organização das Forças Unidas (ONU) à Coréia do Norte após o teste nuclear feito em 9 de outubro de 2006.
Segundo a agência de notícias oficial norte-coreana, o gabinete norte-coreano, o partido governista, o Parlamento e o Exército enviaram uma carta a Kim, parabenizando-o pelo seu aniversário. Na mesma, os órgãos prometeram defender o país dos EUA.
“Todo o Exército Popular e o povo manterão a mobilização em resposta ao imperialismo americano e irão destruir sem piedade o inimigo que ouse lançar uma guerra”, diz trecho da carta.
Fonte: Elnet