Dentro de pouco tempo, dezenas de milhares de jovens evangélicos mato-grossenses terão um motivo a mais para comemorações. A Comissão Permanente de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa está analisando projeto de lei do deputado Wagner Ramos (PR) que cria o Dia Estadual da Juventude Evangélica, a ser comemorado anualmente no dia 8 de dezembro.
“Considerando que o futuro do Brasil está no amanhã de nossas crianças e nas mãos de nossos moços, atentamos em homenagear os jovens evangélicos. Dia após dia os vemos – ainda em fase de adolescência, sábios, eloqüentes e participativos em projetos sociais de diversos segmentos, traduzindo para a sociedade a esperança de um futuro melhor”, observou o parlamentar, lembrando que atualmente existe apenas uma comemoração similar – mas em âmbito nacional – que acontece no dia 21 de Abril, quando também se lembra Tiradentes.
Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “evangélico” substituiu o “protestante” – retirando uma conotação polêmica da palavra e dando característica mais positiva e universal. Sabe-se que existem, atualmente, cerca de 593 milhões de evangélicos no mundo. O país mais protestante entre todos é os Estados Unidos da América, com cerca de 163 milhões de seguidores.
No Brasil, o protestantismo foi trazido através da invasão holandesa entre os anos de 1624 e 1625, sendo propagada principalmente entre os índios.
Pesquisas recentes mostram o crescimento da população evangélica no Brasil: a) em 1970, o Censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhões de seguidores; em 1980, 7,9 milhões; em 1991, 13,7 milhões; e em 2000, 26,1 milhões. Segundo o IBGE, se esse crescimento se mantiver estável ao longo dos anos, em 2020 metade da população brasileira será evangélica.
Fonte: Jornal Documento