O Troféu Gerando Salvação, considerado o maior evento de premiação da música gospel nacional, foi criticado por pastores renomados como Renato Vargens e Ciro Sanches Zibordi. Ambos os líderes religiosos reagiram negativamente ao evento realizado no dia 7 desse mês.
Criado em 2015 por Raquel Santiago, filha do apóstolo Valdemiro Santiago, o Troféu Gerando Salvação premia artistas do mundo gospel em 15 categorias, e este ano contou com a presença de nomes como Fabiana Sinfrônio, Jozyanne, Maria Marçal, Karina Bacchi, Anderson Freire, Ana Paula Valadão, Sarah Beatriz, Jessé Aguiar e outros.
Ao comentar o evento deste ano, o pastor Vargens disse acreditar que ele afronta a Deus, podendo ser considerado um tipo de idolatria aos cantores. “Que cristianismo é esse de artistas e digital influencers gospel que recebem glória em nome de Deus?”, questionou o pastor.
“Digo mais: a glamourização e idolatria a estes que ganharam troféus de um evento gospel, afrontam a glória de Deus. Palavras vazias, coaches infantis, evangelho humanizado, tudo isso disseminado em nome de Cristo, é um acinte ao Senhor que não divide sua glória com ninguém”, completou Vargens em suas redes socias.
Nome equivocado
Para o pastor Ciro Sanches Zibordi, o nome do evento Troféu Gerando Salvação é equivocado por sugerir que a obra salvífica é feita pelos humanos, quando a Bíblia ensina que ela é fruto exclusivamente de Deus, mediante o sacrifício de Cristo na cruz e à atuação do Espírito Santo.
“Nós podemos ‘ganhar almas’ no sentido de influenciar positivamente, aconselhar, ajudar pessoas e ser exemplo para elas. Mas, no sentido soteriológico, isto é, de gerar a salvação, de fato, o único ganhador de almas é mesmo o divino Paráclito”, explica o pastor.
“Por isso, ainda que eu perca seguidores, vou continuar dizendo que o Troféu Gerando Salvação vai para o Espírito Santo!”, conclui Zibordi.
Em resposta a um dos pastores, internautas também criticaram o evento por não dar destaque à glória de Deus. Alguns lembraram uma fala do cantor e apresentador Yudi Tamashiro, que subiu ao palco para dar seu testemunho, e aproveitou para dizer que nenhuma oração havia sido feita até àquele momento, segundo ele.
“Pensei o mesmo”, disse uma seguidora de Vargens, em resposta ao comentário do pastor. “Vi [Deus] sendo glorificado no testemunho do Yudi. Ele ainda exorta que nem oraram durante o evento e chama o povo a orar. Lamentável, principalmente as pessoas que conduziram o evento”. Veja também:
Yudi no Troféu Gerando Salvação: “O maior prêmio é ser instrumento nas mãos de Deus”