Mundo Cristão

Pinturas com os rostos dos Apóstolos são encontradas

Comments (32)
  1. rossi garcia disse:

    Gostaria de saber como eles sabem que são: Paulo, Pedro, André e João. Não poderiam ser outros homens? E se forem realmente, que diferença faz? De qualquer forma, não faz diferença agora que face eles tinham e sim o que eles pregavam.Conheceremos seus rostos do dia da ressurreição, prefiro aguardadr até lá… A igreja não precisa de sensacionalismo para continuar viva, ela precisa de verdade e santidade: “Santifica-os na palavra, tua Palavra é a verdade” João 17:17

  2. JOÃO ANDRÉ ! ! ! disse:

    Tinha que ser em Roma mesmo. Para reforçar ainda mais sua idolatria.

    A Paz do Senhor, irmãos.

  3. Luis disse:

    pula a pagina…!

  4. I7 disse:

    Que lixo inútil, agora vão criar mais imagens para “lembrar deles, assim como você lembra de uma pessoa querida nas fotos” como aqueles que gostam de imagens “para se lembrar deles” fazem. Completamente inútil.

  5. Marcos Roberto da Silva disse:

    Meus queridos eu fico sempre imaginando em que forma a tecnologia naquela época eu nunca imaginava que fosse tão adiantada. Mas tudo bem eu estive no Egito a alguns anos atrás e por lá da para ver que verdadeiramente vivemos nós hoje em um mundo atrasado, pois os nossos irmãos do passado sempre estiveram preocupando em deixar alguma coisa registrda para a posteridade. Em ourtas palavras amei esta materia. meu e-mail é marcos.robertodasilva420@gmail.com. Fiquem na Paz do Senhor.

  6. Branko Nowackz disse:

    Diferença não faz, mas esqueçam um pouco o fanatismo, “fariseus hipócritas”! Que diferença faz saber que os dedos dos pés têm nome (podotátilos) e que não se chamam simplesmente “dedos dos pés”? Mas é um detalhe que se soma ao conhecimento, oras!!!

  7. CALEB disse:

    Ué…nessas imagens dos Ultimos e verdadeiros Apostolos de Cristo , eu não vi a imagem do apos-tolo E$tevão Roubante$ e nem do apos-tolo Waldomiro $antiago.

    Pastor Caleb.

  8. Vera Lúcia disse:

    O conhecimento nunca é demais.
    Mas existem pessoas que preferem a pura informação…
    Gente que mora em cavernas do obscurantismo e ficam lá com suas precáriedades de informação.

    E pior, a precariedade das emoções faz com que destruam,matem o irmão que ousou conhecer o desconhecido.

    Mas quem sai da caverna tem de saber que nunca mais será o mesmo, e que isso poderá provocar à fúria dos que não querem sequer romper as correntes, quanto mais olhar para a luz ou caminhar em sua direção.

    São coxos que andam e cegos que veem. Que pena.
    A semente está lá, mas não florece!

  9. Georges disse:

    .
    É isso aí, Rossi.
    Mais uma besteira romanista.
    Afrescos do século IV retratam apóstolos.
    Como foram pintados, com informações da “tradição oral”?
    Me poupem.
    .

  10. Celso disse:

    Vão começar a fazer novas estátuas e a idolatria continua.

  11. Taty disse:

    Comentários chulos. so podia ser desse tal Caleb, que tem coragem de assinar pr. Caleb. Era so o que faltava!

  12. Fernando disse:

    Nossa mas como os evangelicos são bobos e idiotas isso é uma noticia de bastante intersse pra todos nós isso é histórias da humanidade agora vcs deveriam se preocupar com a fé e não com a religião dos outros criem vergonha na cara de vcs vão se catar vcs tem e invejas pq vcs so servem pra protestar contra a igreja Católica e so isso vcs ñ servme pra nada…

  13. Pr. Suelio disse:

    A descoberta é valiosa para história da igreja. Todo material que os arqueologos descobrem ajudam a entender melhor o desenvolvimento do cristianismo. Não é sábio nem prudente ignorar os artefatos, sabemos que a história do cristianismo ainda precisa de informações preciosas e cada pedaço de madeira pintada, caco de cerâmica desenhado ou papiro encontrados, completam o quebra-cabeças da história.

    Parabéns aos arqueologos.

  14. fernando moc disse:

    os protestantes só servem pra protestar mesmo, tudo é motivo pra eles atacarem a igreja católica, essa descoberta é histórica, ah é, esqueci, de história vcs só sabem da parte q fala de SÃO LUTERO( para os protestantes)que tem ele como um grande herói, tem até comun. em honrra dele no orkut, o idolatram, asm como idolatram seus $uce$$ore$, como RR $oare$, pedir maicedo, $ila$ malacheia( o da oferta de R$900)apóst. valdemiro ( o que pede dízimo de 30%)TUDO COM INSPIRAÇÃO DIVINA!!! sem contar as igrejas protestantes que se PROSTAM diante a ESCULTURA da arca da aliança, e os pastores ainda vendem réplicas da arca prometendo graças e milagres a quem compra! estou mentindo? depois os católicos que são idólatras? conta outra.

  15. Marcelo disse:

    vcs ja ouviram falar nos ILLUMINATTS?????
    SÃO PESSOAS MUITO RICAS q seguem o pai da mentira( o diabo),tudo o q passa na mídia mundial são dos ILLUMINATTS.
    POVO DE DEUS pesquisem na net e vcs verão q estamos sendo observados pelos mesmos…

    O 11 DE SETEMBRO É UMA GRANDE MENTIRA.

    AMADOS IRMÃOS PESQUISEM NO GOOGLE OS ILLUMINATTS

  16. Marcelo disse:

    O PAPA Q MORREU JOÃO PAULO II, VAI RESSUCITAR E AS PESSOAS ATE MESMO OS ELEITOS IRÃO CRER NELE…LEIA APOCALIPSE 13:3 ESSE VERSICULO FALA DA BESTA Q FOI FERIDA DE MORTE MAS RESSUCITOU…

  17. julio disse:

    neste forum só tem descendentes de lutero, ou melhor os que abandonarma a sã doutrina e deram ouvidos a lutero…nota´se qaue as imagens não foram criadas hoje, mas desde os primeirso cristãos…agora estes crentes fazem igual a lutero, abandonam a tradição..e vivem uma religião que nasceu em 1580…

  18. julio disse:

    livro dos reis…salomão quando construiu o templo, fez pinturas e imagens de querubins com madeira de oliveira e revestimento em ouro…a arca da aliança tambem possuia dois querubins…agora pergunto quem a vcs evangelicos quem mandou fazer isto…respondo pra vc…DEUS FOI QUEM MANDOU… agora seus protestantes existe muita diferença nas estautas de bezerro de ouro e asseras e estatuaa de outros deuses…porisso Deus proibia as imagens, mas imagens destes deuses..porisso se le nos salmos tem ouvido mas não ouve, boca mas não fala….cuidados seus evangelicos na interpretação…e mais o lenço e a sombra de Paulo faziam milagres, agora uma curiosidade, não são imagens tambem…abraços

  19. Lady Kate disse:

    FERNANDO.
    Essa doeu, ai!
    Eu respeito a descoberta, mas é só uma informação a mais!
    Abraço.

  20. Orlando Barbosa disse:

    Aos amigos a Lei. Aos menos simpáticos, o rigor da Lei.
    por que será que prosélitos são os que mais causam conflito,quanto mais recebem informação? Detalhe: Também sou Evangélico, mas sei equilibrar-me diante da boca fechada ou da falácia.
    Porém, não confundam galho com bugalho. Tudo deve ser passivo de conhecimento – o que não é aproveitado, deve funcionar como o intestino e ser jogado fora.
    Agora, quanto aos que falam sem conhecimento, é bom que saibam que foi Einstein quem disse; “A ciência sem a Religião é manca, e a Religião sem a ciência é cega” Detalhe – Eintein também acreditava em Deus – era CRENTE!

  21. São realmente interessantes essas descobertas arqueológicas com as pinturas expressivas de pessoas retratadas. Não havendo nehuma escrita, fica difícil de aceitar que sejam dos apóstolos citados?
    O que não invalida o belo trabalho deixado. Parabéns!!!

  22. Marcelo Portes disse:

    Meu amigo Fernando:

    Eu também fui católico, e compreendo a sua revolta com os comentários postados acima, mas, não é chamando os evangélicos de bobos e idiotas e que não servem para nada que você irá justificar sua crença no catolicismo. É obvio que isso é história, pois é um achado arqueológico, mas para quem tem “JESUS CRISTO COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR DE SUA VIDA” NÃO COSTUMA DAR BOLA PARA ESSE TIPO DE COISA. E sabe porque? Veja na sua bíblia católica JOÃO 14:6 que diz que JESUS É O CAMINHO E A VERDADE E A VIDA E QUE NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR ELE. Isso não é conversa de crente, mas é a própria Bíblia católica que diz isso. E se a bíblia diz isso, não precisamos de mais ninguém para ser nosso mediador entre Deus e os homens(I TIMÓTEO 2:5). Recomendo para você também ler a história de Martinho lutero, mas leia com a razão, e não com a emoção de um católico, e depois tire suas conclusões. Desculpe-me por ter tocado no assunto, mas é para dizer as verdades bíblicas que estamos nesse site, e não para ofender a fé de ninguém. E a Verdade é uma só: JESUS CRISTO. Um abraço!

  23. haydee disse:

    Olá,
    Pessoal, olhemos a informação pelo lado cultural e científico,pois através desses achados arqueológicos,os estudos tem avançado, e as possibilidades de crença dos incrédulos aumentam. Lembremos que a história da humanidade abraange todos, independente de credos e dogmas professados.
    Um abraço

  24. Guto disse:

    Falando sério, em que esse tipo de noticia nos interessa, quer dizer, o que faz esse tipo de noticia em um side de conteúdo gospel, como o proprio nome do site diz? simplesmente em nada tem a acrescentar.

  25. MARCELO M12 disse:

    Na Bíblia existe a passagem em Joel onde díz “O Meu povo perece por que lhe falta conhecimento”.

    Vemos através destes comentários esdrúxulos que nossos irmãos não sabem o que é um descoberta.

    Aliás, a minha pergunta é: Será que nossos irmãos conhecem ao menos a história do Brasil????

    Neste ano, estive em Porto Seguro, lugar onde o Brasil foi descoberto, fiquei encantado com tudo o que vi, as tribos indígenas, o museu do descobrimento, as fotos de Pedro Älvares Cabral, os canhões de guerra, etc …

    Imaginei, se estou assim em Porto Seguro, estremamente emocionado, meu país havia sido descoberto alí, onde eu estava pisando, imagina se eu estivesse em Jeruzalém, Imagina se eu me deparasse com uma pintura real do rosto de Jesus ou de seus apóstolos??? acho que seria uma emoção no mínimo três vezes maior.

    Também me deparei com uma dura realidade, boa parte do que ouvimos e lemos sobre a história cai no esquecimento, e quando damos de cara com o fato ou local, vivenciamos em nossa imaginação tudo o que ocoreu …

    Acredito que conhecimento, mesmo que seja uma simples foto, nunca é demais, acho que a pintura, nos ajuda a imaginar com maior realidade os fatos históricos que aconteceram, e isto é muito bom …

    Me lembro que quando lí a Bíblia por inteiro pela primeira vez, a lí em quadrinhos, como aquilo para a minha idade na época (10 anos) foi tão estimulante, consegui ler a Bíblia em tempo record, e há imagens que não saem até hoje de minha mente (17 anos depois).

    Tudo que é para agregar, não deve ser dispensado … agora, o que não agrega ( a exemplo de vários comentários acima de irmãos neófitos e esdrúxulos), devem ser refutados com urgência.

  26. jorge mélo disse:

    Caro Marcelo Portes, concordo plenamente com seu comentário.

    ” Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” 2 corint.13.8.

    Em CRISTO, salmo 133

  27. Vera Lúcia disse:

    Pelos comentários que leio, parece que tem cristão que não se garante.
    Tem medo de tudo.

    Deus é Deus. E tudo que existe no mundo foi ele que criou…

    “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer;nada há, pois,novo debaixo do sol”Ec.1.9.

    Deus ama o belo, Ele é a própria beleza.
    Não é pecado apreciar uma de obras de arte.

    O mundo é uma obra de arte do Senhor, é só olhar para o mar, o céu, florestas, tudo é lindo,perfeito, cheio de detalhes.

    Deus gosta das coisas bem feitas, ele é caprichoso e detalhista.

    Lembram quando ele mandou Noé construir a Arca do Dilúvio?
    Ele deu todas as medidas, cumprimento,largura e altura, ele escolheu a madeira.
    Quando mandou Moíses construir a Arca da Aliança,a mesma coisa: escolheu todo o material, escolheu a madeira o ouro etc.

    Depois, ainda determinou três festas no ano para celebrá-lo.

    Acho que tem gente que acha Deus muito idólatra e festeiro.

    Paz!

  28. MARCELO M12 disse:

    Que bom que DEUS é festeiro … já pensou se ELE fosse igual alguns crentes pintam?????

    Misericórdia !!!!!

    DEUS deu seu único filho para que nós tivéssemos a salvação, será que ELE jogaria uma pessoa no inferno (sendo que a palavra diz que uma alma vale mais que o mundo inteiro)por causa de coisas tão fúteis?

    Pensem nisto !!! Quem sabe a religiosidade que há na maioria dos corações caia por terra.

    Deus te amo … obrigado por ser tão felíz.

    PS: Alguém sabe de onde se originou o carnaval?
    Quando o povo hebreu (judeu), foi salvo da morte pelo propósito da Rainha Hadassa (Ester), eles celebraram a festa de Purin (o pur virou purin), e na festa de purin, até hoje celebrada, o povo hebreu (judeu) se fantasiam de várias coisas, personagens, pulam, cantam, gritam e relembram de como DEUSlivrou o seu povo das mãos dos filisteus e do faraó, relembram tudo o que Deus fez por Moisés, Abraão, Jousué, etc …
    Ai o diabo fez o que? Usurpou o modelo da festa e fez no Brasil o Carnaval, e sabe porque ele fez isso, porque nós crentes nos preocupamos com os dogmas, aparência, em demontar um rótulo (igual aos fariseus na época de Cristo), e nos esquecemos de celebrar a DEUS pelos grandes feitos que ELE fez para nós, ai o diabo acha espaço e rouba tudo … foi assim tb com a televisão no Brasil, Radio, e tantas outras coisas …

    Povo de DEUS, precisamos mudar nosso conceito, pois estamos sendo roubados a cada dia.

    Imagine se o Carnaval estivesse nas mãos dos crentes, ao contrário de milhares irem se prostituir, iriam celebrar o nome do Senhor.
    Imagine se todos os canais de TV estivesse nas mãos dos crentes, não teríamos tantas pornografias, orgias, etc … sem contar os casamentos que se deterioram por causa das novelas que temos como exemplo em nossas casas.

    Vamos mudar o conceito e parar de guerrear igreja contra igreja e viver a unidade JESUS CRISTO falou:
    “Pai, temos que ser UM para que o mundo creia que tu me enviaste”.

    Enquanto não houve unidade, não haverá a crença de que fomos enviados por DEUS.

    Abraços.

  29. jorge melo disse:

    Caro Marcelo m12,
    Acredito que vc. quis dizer “Para que sejam um, assim como nós” João 17.11,21,22,23.

    Grande abrc,em CRISTO.

  30. MARCELO M12 disse:

    Isso isso isso isso isso isso … Thanks Jorge Melo

  31. Wagner disse:

    Bom gente, arte e cultura faz parte de toda a nossa história. desde que o homem é homem ele tenta manifestar suas emoções através da arte.Seja da música, das pinturas, da dança. Deus nos benificiou com essas qualidades, Não podemos confundir arte com difenças de crenças. Se Evangélicos por motivo de doutrina não podem se expresar sua fé atravéz de pinturas (que é uma arte como a música) ou por motivos de “interpretação da bíblia” não fiquem assim tão nervosos. A Igreja Católica não ofende com essas críticas. Ela tem coisas mais sérias a se preocupar. Por falar em arte, o que a Igreja Católica tem de sobra(sem ofensas por favor) poucos sabem da história da música, seus estudos, sua forma de escrita que conhecemos (pauta), seu uniforme.. tudo em relação á arte da música se deve a influência da Igreja Católica através de 20 Séculos de tradição. Johan Sebastian Bach (Maestro e mestre da musica clássica barroca e protestante Luterano) foi influenciado pelas artes da música católica e é respeitadíssimo no meio católico e em todo mundo, quem não conhece “Jesus a alegria dos homens” composto por ele, e Ave Maria (clássico em todo o mundo).
    Gente, assunto de arte é pra quem entende. Fica fora quem é leigo deste assunto.

  32. salys disse:

    É maravilhoso ver que a cada dia descobertas importantes como esta são divulgadas, principalmente para nós cristãos, independente da religião, ver estas imagens e lembrarmos de tudo o que está escrito e por tudo que estes irmãos apóstolos de Jesus passaram para que hoje possamos ter paz em nossa crença, seria muito emocionante poder ver de perto e lembrar de tudo isso! A paz de Cristo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *