A Igreja Evangélica Luterana Unida (IELU), que tem área de atuação na Argentina e no Uruguai, vai comemorar, no dia 2 de novembro, o centenário da missão luterana em terras de fala espanhola. O anúncio, em coletiva de imprensa concedida na sede da Federação Luterana Mundial (FLM), em Genebra, é do presidente da IELU, pastor Alan Eldrid.
Ponto culminante dos festejos será a apresentação dos diários e cartas do missionário americano Silas David Daugherty, que documentou o início da missão na Argentina, em 1908. “A missão em espanhol iniciou, de forma surpreendente, cedo e foi uma iniciativa única para a época”, explicou Eldrid, uma vez que as primeiras comunidades luteranas foram estabelecidas na Argentina na segunda metade do século XIX.
Eldrid acentuou a importância de igrejas menores, como a IELU, de pertencer a uma comunhão, como é o caso da FLM. Com o apoio da comunhão maior a igreja argentina ganhou muito com o programa iniciado pelo pastor Lisandro Orlov, em 1986, de acompanhamento de pessoas portadoras do HIV-Aids. “O programa cresceu constantemente e ele ajuda a modificar a igreja”, disse. O programa impulsiona a reflexão teológica, a abertura para o outro e combate a discriminação, arrolou.
O presidente da IELU também lembrou a sustentação que o Departamento de Missão e Desenvolvimento da FLM dá, desde 2004, ao programa que discute a dívida externa ilegítima contraída por países da América Latina e do Caribe. O programa tem por objetivo esclarecer igrejas dos países em desenvolvimento e industrializados a respeito desse ônus que pesa sobre os povos da região.
Além do destaque aos dois programas, Eldrid defendeu uma mudança na compreensão da tarefa diacônica (serviço social). “As pessoas em necessidades devem ser ajudadas, mas como um processo para a auto-ajuda, assim que elas possam aplicar esse princípio para se auto-ajudarem e também auxiliarem a outros”, afirmou.
O líder argentino visitou a FLM no final de maio. A IELU tem 11 mil membros. Ela tornou-se uma igreja independente em 1948 e desde 1951 integra a FLM.
Fonte: ALC