A Receita Federal reteve um avião pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. O modelo da aeronave é Cessna 750 Citation X, de prefixo argentino.
A ação foi motivada após ter sido solicitado pela Receita Federal à tripulação documentos que comprovem a propriedade da aeronave, endereço do proprietário, relatório das entradas do jato no Brasil desde 2010 e o contrato relativo ao hangar em que o avião ficaria durante o período que estivesse no Brasil.
A informação inicial foi divulgada pela colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, Sony Racy, que informou não ter obtido resposta da assessoria de imprensa da IURD. Horas depois, segundo o G1, a Universal divulgou nota informando que a responsabilidade da documentação da aeronave é da direção da igreja na Argentina, pois são unidades distintas, para atender as legislações vigentes nos dois países.
Segundo a Receita, a IURD tem 20 dias de prazo, a contar da data em que a aeronave foi retida, para apresentar a documentação exigida pela Receita Federal. Segundo o inspetor adjunto Antônio Leal, “o prazo pode ser prorrogado caso a investigação não estiver a contento”.
Fonte: Gospel+