Nesta segunda-feira foi inaugurada perto de Tegucigalpa (Honduras) a décima reunião continental da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), que tem uma importância decisiva para a grande «missão continental» lançada pela Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, celebrada em Aparecida no mês de maio.
A evangelização nestes momentos passa necessariamente pelas novas tecnologias da comunicação, em particular pela Internet, constatou o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, anfitrião do encontro, em sua intervenção na sessão inaugural.
Em uma palestra na qual ilustrou o «novo paradigma» que está surgindo da era da comunicação, o purpurado e presidente de Cáritas Internationalis constatou, por exemplo, como cada vez mais pessoas encontram a seu marido ou esposa na Internet e, portanto, se perguntou: como não vão encontrar Cristo?
Na inauguração também tomou a palavra o arcebispo Cláudio Maria Celli, recém-nomeado presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, que ilustrou o impulso à «comunicação missionária» surgido da Conferência de Aparecida.
«Em Aparecida os bispos já vêem a sociedade e a Igreja desde a comunicação para o encontro com Deus e para a experiência da comunhão», explicou.
«O próximo Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida da Igreja», disse, que se celebrará em torno de Bento XVI no ano 2008 em Roma «deve encontrar-nos dispostos, vigilantes, articulados, ágeis para pôr-nos ao serviço dessa Palavra».
«A RIIAL foi desde seus inícios muito mais que tecnologia. É espírito de serviço à comunhão no campo das novas tecnologias», explicou Dom Celli.
«Sigamos juntos essa linha, realizando uma autêntica ‘diakonia’ da cultura digital. Mantenhamos um diálogo constante entre o Conselho Pontifício e o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), com os episcopados do continente, com religiosos e religiosas, com os movimentos leigos, as iniciativas de formação , com o povo de Deus ativo e entusiasta, discernindo os modos concretos como temos de servir a comunicação e a comunhão nesta sociedade e as pessoas realmente existentes que hoje a conformam.»
Segundo explicou Letícia Soberón, coordenadora da RIIAL, o encontro tem, entre outros objetivos de fundo, o de desenhar as novas formas de presença e dos serviços da RIIAL na América Latina, à luz da «missão continental».
Os participantes estão analisando os serviços da RIIAL à luz do novo panorama tecnológico e cultural multimídia denominado «Web 2.0» e se está informando aos bispos acerca dos novos critérios e práticas orientados a tornar mais eficaz a presença evangelizadora da Igreja na cultura digital.
No encontro, que tem como lema «A pobreza hoje é pobreza de conhecimento e do uso e acesso às novas tecnologias», citação tomada do Documento de Aparecida, participam em representação do CELAM, entre outros, o presidente do Departamento de Comunicação Social do CELAM, Dom Héctor Gutiérrez Pabón, o encarregado da RIIAL na CELAM, Dom Guillermo Ortiz Mondrágon, e o encarregado de comunicação social, Dom Gregório Rosa Chávez.
O resto do encontro é animado por cerca de cem técnicos e comunicadores, sacerdotes, religiosos e leigos, que se dedicam à pastoral da informática em conferências episcopais, dioceses, congregações religiosas e iniciativas de comunicação católicas.
Fonte: Zenit