Notícias Gospel

Menu
  • Home
    • Enviar Notícia
  • Brasil
    • Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD)
      • Apóstolo Valdemiro Santiago
    • Igreja Universal do Reino de Deus
      • Bispo Edir Macedo
      • Arca Universal
    • Igreja Batista da Lagoinha
      • Pastor Lucinho
    • Igreja Pentecostal Deus é Amor
    • Igreja Internacional da Graça de Deus
      • Missionário R. R. Soares
    • Ed René Kivitz
    • Pastor Silas Malafaia
      • Associação Vitória em Cristo
    • Apóstolo Agenor Duque
  • Mundo Cristão
    • Internacional
    • Israel, Jerusalém, Terra Santa
    • John Piper
    • Joyce Meyer
  • Política
    • Bancada Evangélica
    • Magno Malta
    • Pastor Marco Feliciano
  • Missões
    • Projetos Sociais
    • Missão Portas Abertas
    • Yousef Nadarkhani
    • Marcha para Jesus
  • Esportes
  • Sociedade
Home
Brasil
Religiosos falam de destino e razões de Deus em acidente da TAM

Religiosos falam de destino e razões de Deus em acidente da TAM

17 de agosto de 2007

O avião com 187 pessoas a bordo pousa, mas não perde velocidade. Em poucos segundos, atravessa a pista principal do Aeroporto de Congonhas, passa por cima de uma avenida e bate contra um prédio na Zona Sul de São Paulo, atingindo outras 12 pessoas. Um mês após a tragédia com o vôo JJ 3054 da TAM, as causas que levaram o Airbus A320 a provocar o maior acidente da aviação nacional ainda não foram esclarecidas.

Em um momento de grande comoção nacional, muitos procuram explicações, além das práticas, para tentar entender o que causa um acidente dessas proporções. A reportagem do G1 conversou com representantes de cinco religiões que, à luz de suas doutrinas, tentaram explicar o motivo e as conseqüências de uma tragédia como a do Airbus da TAM.

Islâmicos

Para o xeque Jihad Hassan, vice-presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica (Wamy), “tudo que nos acontece, de bom ou de ruim, é um teste para nós. Se você é uma pessoa rica, a riqueza é um teste”.

Segundo Jihad Hassan, o teste ocorreria para “ver se nos mantemos fiéis a Deus”. “O Alcorão diz que apareceu a corrupção na terra e nos mares por conta daquilo que a mão do ser humano praticou. Tudo que acontece de ruim na vida é porque permitimos que aconteça.”
Pelo raciocínio do xeque, a sociedade brasileira permitiu que a tragédia com o vôo JJ 3054 da TAM ocorresse já que foi omissa ao mau trabalho de administradores e governantes. “É um castigo para a sociedade, porque ela deixou isso acontecer e não cobrou (dos responsáveis).”

Ele explica também que, individualmente, para cada uma das vítimas a morte pode ter uma faceta. “Para alguns pode ser um castigo, para outros, pode ser uma forma de Deus purificá-los.”

Para o xeque, o acidente pode ser um sinal preocupante. “Segundo o profeta Mohamed, um dos sinais do fim do mundo é a banalização da vida e da morte. As pessoas não se comovem mais com uma ou duas mortes, só vão se comover com um número grande”.

Católicos

Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer acredita que a fé ajuda a encontrar respostas “na medida em que se entende e sente de que Deus é fiel”.

“A fé em Deus ajuda a encontrar respostas onde talvez humanamente não achemos respostas. Primeiramente, a firme convicção de que Deus não é culpado disso. Deus não quer isso, Deus não quer a tragédia e o sofrimento para nós”, diz.

Segundo o arcebispo, de toda essa tragédia pode nascer algo bom. “Pode nascer, como nós vimos, iniciativas de solidariedade. E a busca de pessoas de buscar uma nova consciência da realidade. O trágico pode ter também algum fruto bom”. Além disso, ainda de acordo com Scherer, a vida dessas pessoas não estaria perdida porque, para os católicos, há a vida eterna, onde Deus reserva algo melhor.

Mesmo assim, o arcebispo ressalta: “nem por isso o trágico é bem vindo”.

Evangélicos

Há semelhança entre a explicação do arcebispo de São Paulo e a do reverendo Elias de Andrade Pinto, pastor da Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo. Para o evagélico, existem fatos que são da vontade de Deus e outros que são resultados das ações humanas. “Falha da condição humana, descuido, junção de condições desfavoráveis à segurança. Tudo isso somado formou a situação para o acidente. Certamente não foi a vontade de Deus”, afirma o reverendo.

Apesar de não considerar a tragédia uma vontade divina, o pastor acredita que, por outro lado, ela coloca em evidência uma certa intervenção divina quando se percebe que o estrago causado no acidente poderia ter sido ainda maior.

“Reflexões foram feitas por especialistas que nos chamaram a atenção. Se o avião estivesse mais veloz teria atingido o prédio atrás do da TAM, matando mais pessoas. Se tivesse caído alguns metros mais à esquerda poderia ter atingido o prédio de Congonhas. E se tivesse menos velocidade poderia ter caído no meio da avenida (Washington Luis)”, argumenta.

O acidente, de acordo com o religioso, colocou em cheque a falta de segurança no transporte aéreo nacional. “É preciso que sejam tomadas medidas para que seja novamente possível voar nos céus brasileiros”, diz.

O reverendo conta ainda que o acidente com o Airbus da TAM tocou de forma profunda a comunidade porque no avião também estavam evangélicos.

“Primeiro de tudo é uma tragédia que causou uma dor profunda em todos nós. Nós nos sentimos também tocados pelos efeitos da dor que as famílias sentiram. Poderia ser qualquer um de nós. Aliás, foi. Uma das aeromoças era luterana, o deputado do PSDB era luterano. Um dos passageiros era da Assembléia de Deus”.

Espíritas

“O Evangelho diz que não cai uma folha seca de uma árvore sem a intervenção divina”, afirma Pedro Camilo de Figueirêdo Neto, coordenador do departamento doutrinário do Núcleo Espírita Telles de Menezes.

Para ele, na maioria das vezes,as grandes catástrofes e tragédias carregam sempre uma marca muito forte que se explica pelo princípio da reencarnação. “Não é propriamente um castigo de Deus, mas a necessidade resgatar e solucionar coletivamente alguns problemas do passado”, conta. E acrescenta: “isso não significa que todas elas erraram juntas em outras existências, mas que cometeram erros semelhantes”.

Pedro Camilo acredita que entre os sinais que mostram esse “destino” das pessoas envolvidas na tragédia estão os passageiros que deveriam estar no avião, mas cancelaram o vôo ou, ao contrário, não estavam, mas adiantaram a passagem e acabaram entrando na aeronave.

O espírita diz, porém, que não se pode esquecer que existem falhas humanas que provocaram o acidente e que elas precisam ser investigadas e devidamente punidas. Mas até essas falhas seriam necessárias para o cumprimento da “lei divina”. “É preciso ver o sofrimento não como um castigo divino, mas como um fato natural que surge da necessidade do aprendizado. A dor funciona como catalisadora do processo evolutivo do espírito.”

Judeus

Da linha considerada “mais liberal” dentro do judaísmo, o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, acredita que tragédias como essa nos colocam frente a frente com a “ignorância que temos sobre os caminhos de Deus”. “A verdade é que a gente não tem essa capacidade de entender o porquê. Eu não acho que Ele fez, que Ele causou, mas Ele poderia ter evitado. Eu acho que um Deus que operou e opera tantos milagres poderia ter feito mais um. O porque Ele não fez, eu não sei, não entendo.”

Entretanto, apesar do choque pela percepção dessa ignorância humana, a tragédia seria também responsável por despertar a capacidade que temos de nos solidarizar. “Seriam as duas faces da tragédia. É nos tempos de tragédia que o homem tem a capacidade de evidenciar todo o apoio espiritual, físico, e demonstrar sua insatisfação para evitar que fatos assim voltem a se repetir.”

O rabino afirma aos parentes que ficaram e sofrem pelas mortes que o amor dessas pessoas que deixaram o plano vai persistir. “A gente acredita em vida após a morte e acha que ela (a morte) é uma vírgula, uma vírgula difícil, dolorida, mas é uma vírgula, e não um ponto final. Esperamos que essas pessoas consigam aos poucos descobrir uma nova forma de conviver com seus parentes porque o amor resiste à morte.”

Fonte:Gazeta Online


Share
Tweet
Email
Prev Article
Next Article

4 Comments

  1. rosane mallmann pereira

    MEU COMENTÁRIO SOBRE O SITE É ÓTIMO POR UM ACASO QUE ENCONTREI E GOSTEI MUITO. SOBRE O ACIDENTE DA TAM ACHO QUE FOI UMA FATALIDADE. NOSSO DEUS NÃO É UM DEUS DE FAZER BEM E MAL, AS PESSOAS QUE PRECISAM SE VOLTAR PARA ELE E ESTAR SOBRE SUA VONTADE PARA ESTARMOS PREPARADOS PARA QUALQUER ACONTECIMENTO, ELE QUER O MELHOR PARA NÓS. DEPENDE APENAS DO NOSSO QUERER SE ENVOLVER COM ELE. ABRAÇOS ROSANE.

    20 de agosto de 2007
  2. solange

    encontre o site atraves de uma amiga, e gostei muito!!!!!!

    23 de agosto de 2007
  3. dada

    Realmente eu acho q existem coisas q tem q aconteçer e pessoas q precisam passar por aquilo nao q Deus queira castigar ou punir mas simplesmente essas pessoas tinham q ir assim eo destino acho q cada um de nos quando nasçemos ja trazemos tudo traçado oq tiver de passar vc vai passar poucas coisas podemos nao mudar mas adiar,dar um jeito mas se tiver de passar por algo vc passa nao tem p onde.Mas como sabemos q nao acaba com a morte.q continua de uma outra forma peçamos forças e demos graças a Deus por ter nos dado a oportunidade de um dia termos estado aqui e tentado aprender mais e mais.bjs a todas as familias q estao sofrendo e entreguem a Deus q ele sabe oq faz e porq faz………

    19 de julho de 2009
  4. Christopher Damaceno Cortez

    Não tenho dúvidas de que cada passageiro estava interprerando seu papel nessa tragédia. Alguns cancelaram a viagem. Alguns trocaram o voo. Tudo tinha que acontecer conforme já estava pré determinado

    26 de dezembro de 2015

Leave a Reply

Cancelar resposta

Notícias Gospel

Notícias gospel mais populares semana

  • Empresa afasta motorista de ônibus escolar por conta de seu hábito de orar com alunos
  • Ator de cinema diz que “o Espírito Santo não precisa de um avivamento” e questiona cristãos
  • Jair Bolsonaro representa “o lado escuro da força”, segundo Marina Silva
  • Missionários arriscam a vida nas montanhas para falar de Jesus: “Ninguém levou o Evangelho àquelas áreas”
  • Cristã enfrenta dias de tortura comunista na Coreia do Norte por sua fé em Jesus Cristo e relata experiência de fé

Notícias gospel por assunto

Aborto (361) amor ao próximo (393) ativistas gays (604) Bancada Evangélica (337) Bispo Edir Macedo (509) Bíblia (304) Bíblia Sagrada (1140) Casamento Gay (367) Cristianismo (1110) Câmara dos Deputados (343) Deus (1405) Dilma Rousseff (315) eleições 2014 (409) Estados Unidos (480) Evangelismo (304) Facebook (430) fé (1260) Gospel (296) Homossexualidade (767) Igreja (360) Igreja Católica (546) Igrejas Evangélicas (1190) igrejas neopentecostais (362) Igreja Universal do Reino de Deus (945) Islamismo (360) Jesus Cristo (844) Justiça (308) Missões (294) Música Gospel (364) Oração (687) Pastor (364) Pastor Marco Feliciano (714) Pastor Silas Malafaia (881) Pecado (339) Perseguição Religiosa (794) Política (385) presidente dilma rousseff (294) projetos sociais (317) redes sociais (660) Religião (371) Testemunho (308) TV Globo (495) TV Record (530) Twitter (446) Violencia (398)

Capa Gospel+

  • La Casa de Papai: igreja se inspira em série da Netflix e “culto temático” vira alvo de piadas
  • Ator Carlos Vereza dispara contra ideologia de gênero e diz que Marielle Franco é cadáver da esquerda
  • Malafaia sai em defesa de Bolsonaro contra acusação da PGR: “Opinião virou racismo e homofobia”
  • Com suspeita de Alzheimer, pastor Márcio Valadão pede oração por sua saúde
  • Pastor denuncia excessos de Felipe Neto e alerta pais: “Está destruindo milhares de crianças”
Copyright © 2018 Notícias Gospel
Gospel Mais Comunicação Cristã Integrada Ltda. Há 11 anos no ar. Gospel+, servir ao Pai, servindo seus Filhos.

Ad-block

Nosso site depende de anúncios. Favor considere dar suporte à nossa causa desabilitando seu ad-blocker.

Refresh