Teólogo protestante pede para que líderes de igrejas nomeiem o Papa como líder religioso de todos os cristãos

1

O teólogo protestante Reinhard Frieling defende que o papa Bento XVI seja nomeado líder honorário de todos os cristãos. A proposta surge poucas semanas antes da visita do líder católico a Alemanha.

“O sonho da comunhão de todos os cristãos pode se tornar realidade se os protestantes oferecerem ao papa o papel de chefe honorário da cristandade”, disse o ex-líder do Institute Kundlichen, de Bensheim.

Para o professor emérito da Universidade de Marburg, o papa poderia “falar em nome da cristandade em situações extraordinárias”. Ele argumentou que uma liderança comum daria crédito ao cristianismo como mensagem.

Se a proposta se viabilizar, o aniversário da Reforma em 2017, com seus 500 anos, poderá ser a ocasião certa para concretizar a visão, baseada em sua opinião do papa já ser “porta-voz para todos os cristãos.”


O teólogo protestante sugere que as igrejas da Reforma abandonem sua “auto-suficiência” e assumam as “corajosas consequências ecumênicas”.

Essa proposta lembra a que foi feita pelo bispo Johannes Friedrich, da Igreja Luterana da Baviera, há dez anos. Friedrich argumentava que o papa poderia ser aceito como porta-voz do cristianismo mundial como serviço ecumênico de unidade..

A visita do papa a Alemanha está prevista para os dias 22 a 25 de setembro, e inclui as cidades de Freiburg e Berlim, com um discurso diante do Bundestag (Parlamento) alemão, e uma reunião com representantes da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) no mosteiro agostiniano em Erfurt.

Fonte: ALC

1 COMENTÁRIO

  1. Religiosidade é coisa muito séria, ainda mais para nós que temos como líder maior, o próprio jesus, o Cristo, mas, infelizmente não aprendemos a respeitar o próximo e ter uma linguagem inspiradora de Paz, carinho e sensibilidade , nosso Mestre já dizia: sede como eu que manso e humilde de coração!!!

  2. Meus queridos irmãos e amigos em fê, ja é tempo não de discutir catolicos ou protestante, gora é tempo de levantar a nossa cabeça por que a nossa redenção está proxima. tudo isso que esta acontecer é sinal de volta de Jesus, portanto Jesus tem os seus filhinho em todas a sigrejas, quer na catolica quer protestante e la no cêu vamos encontrar muitos papas, que serviram a Deus fielmente, mas agora é hora de abrir a escritura e estudar a palavra de Deus que é o laboratorio da verdade, para descobrirem que jesus guardou o sabado, em nenhum parte da biblia encontramos a guarda de domingo, nisso os Adventista de setimo dia esta certo, mas Deus tem seu filho fiel em todas as igrejas, vamos ser discipulos de cristo nessa terra para iluminar os outros que ainda não conheceram esse cristo maravilhoso que veio morrer por nós, e estou certo que a união das igrejas segundo a profecia um dia vai aconteçer, ai Jesus vai ver os filhos que são seus ou não. podemos esqueçer um pouco da religião e lembrar em nosso mestre que é o centro da nossa vida que nos reencontrou na escuridão dos nossos, descaminhos, e arrepender dos nossos pecados, e entregar a nossa vida na mão do mestre para que um dia podemos estar la no çêu com o nosso redentor Jesus Cristo. Que Deus seja louvado

  3. A união dentre católicos, protestantes, espíritas… acontecerá quando as pessoas perceberem que o importante é a religiosidade e não a religião; quando perceberem que o importante é o nosso relacionamento com Deus (no caso dos cristãos, por intermédio de Jesus). Não existe ninguém digno de se dizer representante de Deus, acaso Deus necessita de alguém para agir em seu lugar? Deus não age, pois, em cada um de nós? Na Bíblia mesmo está escrito, em outras palavras: " ai de quem chamar a outrem de Pai, pois Pai só temos um, o nosso Criador" Chamar alguém de Padre e Papa não seria errado? Na Bíblia também diz que não devemos dobrar nossos joelhos perante alguém que não seja o Pai (não falou que devemos nos ajoelhar perante seu representante). Penso que se autoproclamam representantes para colherem os louros da Fé das pessoas, que, em sua maioria, é ignorante… Todas as diretrizes para viver de acordo com os ensinamentos cristãos está na Bíblia, não se faz necessário Concílios, Bulas, Encíclicas e Éditos, inventando-se regrinhas bobas para que as pessoas as sigam (ou fiquem tristes por não serem capazes de segui-las), sendo que os próprios "inventores" não as seguem… são cegos guiando cegos! SEJAMOS BONS, ESTUDEMOS E MEDITEMOS PARA CONSEGUIRMOS REGER COM MAESTRIA NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS…QUANDO SE TÊM CONSCIÊNCIA E SE BUSCA COM SINCERIDADE O APRIMORAMENTO, LÍDERES NÃO SE FAZEM NECESSÁRIOS! ENTREMOS EM COMUNHÃO COM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E QUE A PAZ REINE EM NOSSO PLANETA!!

  4. Não concordo com a tese do teologo, o senhor Reinhard Frieling. Durante a reforma protestante, a fé cristã foi resurgida com as teses de Lutero e com a propagação do evangelho de João Calvino. Com a Reforma Protestante, deu-se o reinício da originalidade e primitiva fé cristã, onde não se tinha dogmas e nem credos religiosos que mais prende o homem, mas sim, a simplicidade do evangelho que existia nos tempos apostólicos. Pra que e porque nós cristãos, que cremos em só Deus Pai e um só Senhor Jesus Cristo, temos que ter um lider homem para liderar e guiar a Igreja, se temos o Espírito Santo de Deus pra nos guiarmos?

    Amamos irmãos protestantes, vamos ficar de olho.

    • irmãos,devemos lembrar que segundo as escrituras o lider dos cristãos é e sempre será jesus ,o único que derramou seu sangue por nós na cruz..Isso é a comfirmação de apocalipse 13,estudem as escrituras.entrem no blog[encontro com as´profecias] , lá está todas as profecias explicadas.

DEIXE UMA RESPOSTA