Será inaugurado novo templo da igreja Presbiteriana no Amazonas. Abaixo, o Reverendo Paulo César Belan conta sobre o crescimento da igreja:
“Deus é bom! Após quatro anos de intensas atividades, o Senhor Deus permitiu que inaugurássemos um lindo templo na cidade de Tabatinga (AM), no extremo oeste amazônico. O trabalho nessa cidade é fruto de parceria entre Junta de Missões Nacionais (JMN) da IPB e do Presbitério do Amazonas (PRAM). Todos os membros de minha família participaram integralmente desse projeto.
Quando aqui chegamos, em janeiro de 2004, já havia um grupo familiar de estudos bíblicos composto por seis pessoas, que se reuniam aos domingos na residência de um irmão, membro da IP de Manaus. A partir de então, a primeira providência que tomei foi alugar um salão para os cultos e estender os trabalhos a outros dias da semana.
Com a cidade toda mapeada, e todas as possibilidades de compra de terreno, esperamos o momento de Deus para efetuar a compra de um lindo local, que nos serviria de base para a construção do templo. Com um pequeno grupo de 11 pessoas congregadas, uma arrecadação mensal de 500 reais, só um milagre para atingir nosso alvo. Mas o nosso Deus é um Deus de milagres e moveu o coração de igrejas, amigos e familiares para a execução de seus planos.
Em 2005 conseguimos, com a graça do Senhor, ver o trabalho multiplicando e recebemos novos membros. Solidificamos a Escola Dominical e os trabalhos durante a semana, com cultos aos sábados e quintas-feiras. Assim, a arrecadação passou para mil reais.
Em setembro do mesmo ano conseguimos comprar um terreno muito bem localizado, que as mãos do Soberano haviam reservado para essa igreja. Já em novembro iniciamos a construção do muro e do templo, com capacidade para 450 pessoas sentadas.
CRESCIMENTO DA IGREJA
Com o acréscimo de pessoas vindo para o rebanho do Senhor, o local alugado ficou apertado e desconfortável. Por isso, em maio de 2006, mudamos para o local definitivo, mas com o templo ainda em construção, sem luz, janelas, piso e portas.
Mesmo assim a igreja do Senhor se alegrava com o que tinha e, naquele ano, recebemos mais de 15 irmãos por profissão de fé e batismo. Contávamos com 75 matriculados na Escola Dominical e uma freqüência de 80 a cem pessoas nos cultos vespertinos. O trabalho crescia para a glória de Deus.
Finalmente, em outubro de 2007, nos dias 26, 27 e 28, inauguramos o templo da Primeira Igreja Presbiteriana em Tabatinga. Ainda há muito a ser feito, mas com o auxílio do bom Deus, o presbiterianismo vai se solidificando no oeste amazônico.
Com muita alegria destaco algumas igrejas e irmãos que foram nossos cooperadores nesta empreita missionária: O Presbitério do Planalto (PPLA), que enviou o rev. Paulo Belan e família; As igrejas contribuintes: Igreja Presbiteriana de Manaus (AM), Igreja Presbiteriana do Guará 2 (DF), Primeira Igreja Presbiteriana de Nilópolis (RJ), Primeira Igreja Presbiteriana de Rio Claro (SP), Igreja Presbiteriana do Centenário de Rio Claro (SP), Igreja Presbiteriana Cidade A.E. Carvalho (SP), Igreja Presbiteriana Vila Pompéia (SP), Igreja Presbiteriana de Apiaí (SP).
Já iniciamos a construção de um pavilhão para funcionamento da educação da Igreja, com dois banheiros, infra-estrutura para cinco classes, e uma linda cozinha para a nossa Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) pioneira.
Hoje, com a graça de Deus temos 55 membros comungantes e não comungantes, 70 matriculados na Escola Dominical e uma freqüência de cem irmãos nos cultos dominicais. Nosso alvo é chegarmos a mil presbiterianos. No passo da graça chegaremos lá. Orem por nós.”
Fonte: Portal da Igreja Presbiteriana no Brasil