Em sessão aberta, a CPI do Apagão Aéreo da Câmara divulgou as transcrições dos diálogos das caixas-pretas do Airbus da TAM, que se acidentou em Congonhas no dia 17 de julho, na maior tragédia da aviação brasileira.
A transcrição em inglês mostra um dos pilotos gritando para o outro desacelerar, pouco antes de um barulho de choque. A gravação indica também que os pilotos não tentaram abortar o pouso ao perceber que não conseguiriam frear – hipótese que chegou a ser cogitada dias após o acidente.
Assim que o avião tocou a pista, uma voz na cabine diz “spoiler nada”, termo que indica que os freios aerodinâmicos sobre a asa não funcionaram. Em um dos trechos, um dos pilotos grita: “Olhe isso. Desacelera, desacelera”. O outro responde: “Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus, oh, meu Deus”. Em seguida, é possível ouvir a voz de uma mulher gritando e o barulho da batida.
O vôo 3054 da TAM bateu ao posar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no prédio da TAM Express. O acidente, que aconteceu no período dos Jogos Pan-Americanos, no Rio, provocou a morte de cerca de 200 pessoas.
Fonte: Elnet