O aparelho ligado distrai a atenção e prejudica o desenvolvimento segundo estudo
Pesquisadores da Universidade de Massachusetts realizaram um estudo com crianças nos Estados Unidos. Publicado na revista científica Journal of Child Development, o estudo aponta o quanto a televisão ligada pode prejudicar o desenvolvimento da criança, mesmo que ela não esteja olhando para a tela.
Segundo a líder da pesquisa, Marie Evans Schmidt, a televisão ligada é uma fonte de distração em constante mudança e acaba por atrapalhar os esforços da criança em manter a atenção durante o tempo em que está brincando. A pesquisadora sugere que os pais limitem o tempo de exposição de seus filhos à televisão.
O estudo foi realizado em um laboratório durante uma hora, onde foram analizadas 50 crianças com idade entre 1 e 3 anos. Elas brincaram metade do tempo com a televisão ligada e metade, desligada. Quando o aparelho estava ligado, as crianças olhavam para a tela apenas 5% do tempo, e algumas delas apenas por segundos.
O resultado indicou que apesar do pouco tempo olhando para a televisão, nesta situação as crianças brincavam por um período mais curto de tempo e se concentravam menos em cada brinquedo.
Fonte: Portal Adorando/ Elnet