Home » Brasil, Destaque

G12: Conheça e saiba o que é este controverso modelo de igrejas evangélicas

Profile photo of Cami França Por Cami França em 24 de agosto de 2011

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

G12: Conheça e saiba o que é este controverso modelo de igrejas evangélicas

Causadora de grandes embrolhos dentre as igrejas evangélicas, a visão celular dos 12, ou G12, criada pelo pastor colombiano César Castellanos Sominguez – Missão Carismática Internacional – foi introduzida no Brasil em 1998 pelo Apóstolo Renê Terra Nova, fundador do Ministério Internacional da Restauração, após participar de um encontro da MCI em Bogotá. Terra Nova adotou nova nomeclatura para a Visão Celular que passsou a se chamar Movimento Celular ou M-12.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O G12 é um movimento que nasceu inicialmente no seio do neopentecostalismo, com o propósito de provocar o crescimento das igrejas evangélicas através de pequenos grupos conhecidos como células. Essas células atuam em reuniões nas casas dos fiéis e geralmente são compostas por doze pessoas. O número doze refere-se ao modelo do discipulado de Jesus Cristo, que separou para si doze homens para instrução, capacitação e testemunho das Boas Novas.

A nova visão então se tornou grande movotivo de debate no meio evangélico Brasileiro, por ter uma “intenção” neo-pentecostal, sendo muito bem recebido em algumas igrejas e mais que rejeitado. As principais crítica ao movimento são o fato do participante do encontro ter o seu “renascimento” para Cristo (igrejas tradicionais, não aceitam o novo “nascimento”) e em relação às doutrinas que não são aceitas pelas denominações tradicionais e pentecostais clássicas, tais como: batalha espiritual, quebra de maldições, cobertura espiritual, atos proféticos, cura interior, etc.

Sistematica do G12:

A igreja é divida em grupos de 12Esses grupos se reunem nas casas, onde se realizam reuniões de estudo bíblico e oração, sob a coordenação de um líder. O objetivo da célula é o crescimento e a multiplicação. Assim que a célula atinge a meta de 24 membros é dividida em duas células de 12 membros, e assim por diante.

“…o princípio dos doze é um revolucionário modelo de liderança que consiste em que a cabeça de um ministério seleciona doze pessoas para reproduzir seu caráter e autoridade neles para desenvolver a visão da igreja, facilitando assim a multiplicação; essas doze pessoas selecionam a outras doze, e estas a outras doze, para fazer com elas o mesmo que o líder fez em suas vidas” Afirma Catellanos.

O modelo dos 12 funciona como um processo de crescimento espiritual e ministerial, que é chamado de “Escada do Sucesso”. Ele compreende quatro degraus ou etapas:

  • Ganhar: Ocorre quanto um novo membro é convidado e começa a participar das reuniões na célula e/ou na igreja e aceita Jesus em sua vida
  • Consolidar: É o cuidado que se tem com o novo convertido. É nesta etapa que o novo convertido é convidado a participar do Encontro,retiro espiritual
  • Discipular: Após o Encontro o participante é discipulado, etapa essa em que o líder o ajuda a moldar seu caráter ao caráter de Cristo
  • Enviar: O novo líder está pronto para assumir uma célula.

Como parte da estratégia de consolidação oG12 tem os ENCONTROS, que são retiros, normalmente de três dias, realizados com os membros das células. Para participar é necessário passar pelas reuniões de pré-encontro, onde os participantes recebem instruções sobre a visão e a estrutura da igreja em células. Após o retiro também são realizadas reuniões pós-Encontro. Nos encontros, a principal ferramenta de atuação é do Espírito Santo. As atividades variam a cada igreja, mas normalmente métodos de lembrar o individuo da Cruz, e outras técnicas são utilizadas, visando a transformação do caráter do indivíduo. Após o Encontro o membro da célula passa por um treinamento para se tornar líder. Esse curso dura de 3 a 6 meses e tem por objetivo formar o membro para conduzir as reuniões nas células. Quando um líder tem várias células sob seus cuidados ele recebe outros títulos, como supervisor ou coordenador.

Criticas diretas:

A polemica maior se dá em torno do ‘encontro’ realizado por meio das igrejas que ao G12 aderiram:

Há aqueles que acreditaram e sustentam ainda a opinião de que o G12 tem embutido dentro de suas doutrinas uma mística como por exemplo a ligação com Astrologia, alegando que chama roda de oração que a astrologia possui semelhante,sendo essa a representação gráfica dos 12 signos do zodiaco. Curiosamentea roda de oração do G12 está dividida em 12 partes, que na astrologia significa indicação da influencia dos animais e astros sobre a vida da pessoa. (Blog Polemicas Religiosas)

“Depois de passar por todos estes eventos, e perceber distorções da Palavra de Deus e enganos sutís, fui compelido a pesquisar sobre cada assunto. Confesso que o que encontrei, juntando com aquilo que já sabia, me deixou muito preocupado com o rumo que as igrejas evangélicas, principalmente as renovadas, estão tomando. Muitas doutrinas estranhas ao Cristianismo estão sendo sutilmente injetadas. Muitos pastores e líderes na ânsia de verem suas igrejas crescerem e serem avivadas estão adotando métodos e técnicas estranhas sem uma criteriosa investigação de seus aspectos, muitas vezes ocultos. Muitas destas técnicas trazem em suas entranhas práticas encontradas no espiritismo.” (Roberto César Alves do Nascimento)

“Toda essa experiência foi válida (Encontro),para que eu jamais seja enganado pelos “ventos de doutrinas” que a Palavra nos fala (…) se alguém acha que existe algum bem nesse movimento,tenha seus olhos abertos pela Palavra do Senhor.Vamos mantermos firmes e nunca deixarmos a verdadeira Verdade,Jesus.Olhemos para Ele,o autor e consumador da nossa fé.” (Blog Voltando ao Gênesis)

“É interessante como muitas vezes a prática contradiz a teoria ou, como diz o jornalista Joelmir Beting, “na prática a teoria é outra”. Tenho observado que o discurso do G12 vem se perdendo em suas práticas.
Quando do início do movimento uma das frases mais ouvidas era: “vamos expulsar o espírito de Roma do Brasil”. Entendia-se por “espírito de Roma” toda a influência católica em nosso país. O Pr Ricardo Gondim narra em um de seus artigos uma destas tentativas de “exorcismo da nação”. (Por: Clériston Andrade / Programa Mensagem da Cruz – Juazeiro – BA No site G+)

O Pastor Silas Malafaia da ADVEC também foi contra a visão do G12, mas em 2008 ele e o Apóstolo Terra Nova se encontraram em congresso em Brasília. Terra Nova relatou a cerca do encontro: “Existe algo na vida de um líder chamado maturidade para relacionamento. Nas nossas diferenças nos completamos. A proposta do Reino não é para os iguais, mas sim para os diferentes; e podemos ser diferentes na nossa proposta de ministério, mas somos iguais no propósito central: levar Jesus às multidões. É fácil conviver com os iguais, mas mostramos que somos maduros quando convivemos com as diferenças e temos habilidades para gerenciá-las. Quando encontramos as pessoas diferentes, é um bom sinal porque ali está o desafio da nossa humildade para aprendermos uns com os outros. Na vida, se alguém quer tirar lucro da situação, tem que aprender a andar com a diferença, caso contrário, seremos cúmplices da mesmice e vítimas da mediocridade.”



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

7 comentaram, comente você também!

  1. Passei por vários templos onde e pregada a palavra de DEUS e pode ver DEUS agindo de forma sobrenatural , exemplo;Quadrangular, assembleia madureira ,Deus e amor, universal,batista ,bétel, cristo salva, igreja de DEUS, Pentecostal varias,etc …mas naquelas onde e a visão g12, Pode ver muito mais …exemplo; as pessoas bem receptiva,jovem com uma linguagem santa ,crianças bem estruídas…prefiro nem comenta mais …pois nas outra eu vir o pode de DEUS na presença do ESPIRITO SANTO…mas na igreja em células no governo dos 12, eu vir o próprio JESUS sendo representado pelo ESPIRITO SANTO…ALELUIA …VAMOS VOAR COM VISÃO DE AGUIAR VENCE COM CARA DE LEÃO ALCANÇA COM PERNAS DE CORÇA E TOMA POSSE COM GARRA DE LEOA …NOSSO GENERAL E CRISTO JESUS…AMEM.

  2. Estou deveras impressionado com tamanha ignorância de muitos que postaram comentários fazendo inclusive, citações bíblicas para corroborar seus argumentos pífios.Façam um pequeno passeio e meditem no capítulo 24 de Mateus. Jesus afirmou em seu ministério que seu reino não era terreno.Vi muitos aqui, defendendo suas denominações.Quem acha que ‘ A denominação’ está correta, corre o grande risco de ficar com ela(a doutrina de sua igreja) aqui na terra quando Jesus vier buscar sua igreja.O importante não é encher igrejas e sim lotar o Reino de Deus de pecadores arrependidos. Você pode ter a vida transformada e ter muitas coisas boas , inclusive prosperidade material, mas de que adiantará se você perder sua alma?Seita não é só aquela que modifica o texto bíblico. O fato de basear-se em versículos soltos para respaldar um argumento, sem que se olhe o contexto não só textual mas também histórico e cultural, faz com que determinada crença ensine uma heresia, logo podendo ser classificada, sim, como seita. O fato de uma denominação crescer não implica dizer que Deus está no negócio. No Brasil em torno 60% dos brasileiros são católicos e eles (os católicos) são classificados como Cristãos.Qual é o mover atribuído ao Espírito Santo nessas igrejas ? É do caí-caí, do pula -pula ou do que se colocam igual quadrúpedes?Analisemos a cartas de Paulo aos Coríntios, onde o mover do Espírito Santo era tremendo mas que devido a falta de conhecimento começaram a introduzir não só emoções carnais como também manifestações demoníacas.Erramos por não conhecermos as escrituras. Os tessalonicensses foram Cristãos que devemos copiar, pois tudo, inclusive as pregações de Paulo, eles (de Tessalônica) analisavam.No ‘corpo de Cristo’ não há hierarquização.Os membros são interdependentes sem serem superiores ou obedecer a um padrão hierárquico.Todos os membros funcionam ao comando da ‘cabeça’ que Jesus Cristo. Reflitam e examinem as escrituras.Se há alguma dúvida em seus corações, peçam discernimento a Deus pelo seu Santo Espírito. Não acredite em tudo só por que que fala ou falou é um pregador renomado. Peça conhecimento a Deus, pois Ele te dará de bom grado. Que Cristo Jesus abençoe a todos.

  3. Só sei que pescar em aquário é muito mais fácil, porque o objetivo da visão g 12 e proclamar o verdadeiro evangélio de Cristo, e apenas ter membros na igreja na qual vão entrar e sair sem o pastor os ver é muito fácil.
    Por isso a visao existe para que todos tem a chance de trabalhar no reino de Deus, e ganhar alma para o reino sem perder as que já estão!!!!

  4. ( Se as religiões tem o mesmo proposito, que é de Pregar o evangelhos e anunciar o nosso Deus, então não tem melhor versículo que fale sobre…do que: Lucas 9:50 e Marcos 9:40. Acho que não tem modelo ou religião que esteja errada se o proposito é esse, claro que há pequenos erros porque tudo que envolve pessoas é sujeito a isso.)

    “E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.” Lucas 9:50

    “Porque quem não é contra nós, é por nós.” Marcos 9:40

    “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

    “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.” 1 João 1:3

    “Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.” Filipenses 1:18

  5. A igreja em que congrego vai começar com escola de líderes para implantar o modelo célula, estou ansiosa para começar.

  6. Olá…estou muito confusa. Sou de uma denominação tradicional e fui convidada a participar do “encontro” de uma igreja da visão celular e depois de pesquisar estou ainda mais confusa…. Por experiência de muitos, devo ou não ir ao encontro?

  7. “Será mesmo que Deus não está nesse negócio? Como pode uma igreja com 60 mil membros crescer tanto sem a ajuda de Deus?”
    Estes questionamentos demonstram a imaturidade bíblica típica dos integrantes de seitas como os ” … do 7º dia” (eles perguntam ‘como pode um Deus de amor criar o inferno?’ e aí começam a argumtentar com base no que eles acreditam que seja e não no que a bíblia ensina ) Eu lembro a vc que é necessário que o joio cresça junto com o trigo, mas não foi o dono do campo que plantou, mesmo assim ele permitiu que crescesse. Lembro ainda que o único método bíblico para crescimento de uma igreja chama-se Espirito Santo, a igreja já é uma Senhora com 2 mil anos de existencia entram métodos e saem métodos e o Espírito Santos continua fazendo dela uma Senhora vitoriosa. Pense nisso.

  8. OLHA MEU JOVEM SO PRA SABER… SE FOSSE A VONTADE DEUS VIADOS E LESBICAS…ELE NAO TERIA CRIADO A MULHER PARA O HOMEM….TAS A HAVER? DEUS FEZ ADAO E EVA.. E NAO EVA PRA EVA E ADAO P ADAO OK/;;;;;;??E VE SE PARA DE FALAR DA VIDA DOS OUTROS E VA CASSAR QUE FAZER….

  9. Antonio Chrystian disse:

    Uma seita, pois bem, proucure, tenha mais sabedoria para saber o que é movimento g12, temos a mesma intuiçao , mesmo propósito de todos nos cristaos, pregar o evangelho, e ser louco por almas, toda igreja é diferente, mas seguem o mesmo principio, é claro que não vamos nos deixar levar quando algo nos deicxar na dúvida, á a palvra de Deus para isso, agora, é muito melhor se preucupar com coisas mais importantes e edificantes do que saber se na grama do vizinho tem um buraco.

  10. Meu amigo, muito boa esta reportagem, espero que a mesma que foi publicada no website Wikipedia tenha a mesma autoria…
    Observe os erros de digitação quando for plublicar…

    Obrigado

  11. Roqueson dos Santos Barbosa disse:

    Porque tudo indica que o g12 é uma seita e muitos os seguem?
    Seria a maçonaria enrustida?

    • Olá, meu pai é nascido e criado no evangelho, nunca se desviou, e hoje é pastor, ele também já criticou muito a visão celular no modelo dos 12, mas uma atitude do apóstolo Abe Huber líder do Modelo de Discipulado Apostólico, mais conhecido como MDA, q é outro modelo da visão celular o chamou muita atenção e então ele começou a pesquisar sobre o assunto e foi convidado pelo apóstolo Canunto Couto q é um dos 12 do apóstolo René Terra Nova para ir ao “encontro”. Meu pai foi com muita dúvida no coração, mas chegando lá percebeu que tudo oq estava sendo feito tinha base bíblica. É caracterizado seita a “religião” que foge ou destorce a bíblia. As pessoas falam muitas besteiras sem realmente conhecerem. Na minha opinião os pastores das outras denominações ficaram assustados com o crescimento das igrejas q aderiam a visão e com o fato de a igreja deles não terem crescido tanto. A maior igreja do Brasil hoje tem 60 mil membros q é a Igreja da Paz do apóstolo Abe Huber. Ele usa o MDA como modelo da visão celular, não é o mesmo modelo do Terra Nova mas a visão é a mesma, também são realizados encontros e tudo mais q o René Terra nova faz. Será mesmo q Deus não esta nesse negócio? Como pode uma igreja com 60 mil membros crescer tanto sem a ajuda de Deus? Se quer saber mesmo se é seita ou não, se a visão é de Deus ou não, procure pesquisar mais e vá ao encontro e aí sim, depois q vc conhecer realmente a visão, tire suas próprias conclusões! Fique na paz, q Deus te abençoe e te ajude a esclarecer esse assunto!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 454,936 comentários no Notícias Gospel.