Home » Capa, Mundo Cristão

John Piper desafia tradição da Igreja Batista e faz pregação polêmica sobre batismo no espírito santo e dons espirituais

Profile photo of Renato Cavallera Publicado por Renato Cavallera em 13 de junho de 2011

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

John Piper desafia tradição da Igreja Batista e faz pregação polêmica sobre batismo no espírito santo e dons espirituais

O estudo acerca dos dons espirituais sempre gerou polêmica no meio cristão, haja vista a própria Igreja Batista ter varias ramificações por divergências neste assunto.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Em uma pregação o pastor John Piper demonstrou sua visão acerca dos dons espirituais como dons de línguas e de cura. Para o pastor da Igreja Batista Betel de Minneapolis há razões para acreditarmos na contemporaneidade dos dons.

No estudo ele apresenta quatro delas: a primeira é sobre o termo “batismo com o Espírito Santo”, baseado em Atos 1:5 e 11:16. Sobre isso Piper escreveu que “se o Espírito te cobre como um batismo, não podemos imaginar o Espírito entrando de maneira sorrateira e quieta enquanto você dorme e fazendo morada de maneira imperceptível.”

Outro aspecto pregado por evangélicos pentecostais que Piper concorda é sobre o poder, a ousadia e a confiança. “Jesus diz em Atos 1.5 e 8 que o batismo com o Espírito significa: “mas recebereis a (virtude) poder… e ser-me-eis testemunhas”. Isso é uma experiência de ousadia, confiança e vitória sobre o pecado.”

“Não há motivo para pensar que até mesmo para Paulo o batismo com o Espírito Santo estava limitado ao momento inicial da conversão. E certamente no livro de Atos o batismo com o Espírito Santo é mais que um ato divino subconsciente de regeneração- é uma experiência consciente de poder (Atos 1.8).”

Outro ponto apresentado pelo pastor reformado é sobre ao testemunho descrito em Atos. “Na verdade a terceira razão que me faz pensar isso é que quando pegamos uma concordância e procuramos em todas as passagens em Atos onde o Espírito Santo trabalha nos cristãos, nunca é de forma subconsciente. Em Atos o Espírito Santo não é uma influência silenciosa, mas experimentação de poder. ”

Já o quarto e último ponto fala sobre a manifestação do Espírito como consequência da fé, e não de forma subconsciente. “Em Atos 11.15-17 Pedro relata como o Espírito Santo desceu sobre Cornélio assim como nos discípulos em Pentecostes. (…) Note que o dom do Espírito, ou batismo com o Espírito, é precedido pela fé.”

Concluindo esse estudo sobre o Batismo do Espírito, Piper fala sobre os dons de línguas. “Em si mesma a língua é relativamente sem importância. A verdadeira contribuição valiosa da renovação carismática é sua implacável ênfase na verdade que receber o dom do Espírito é uma experiência real marcante.”

Fonte: Gospelprime

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

24 comentaram, comente você também!

  1. É impressionante que depois de anos de renovação espiritual e o crescimento que as igrejas experimentaram ainda tem gente que acha que os dons espirituais causam divisões e contentas. Não são os dons que causam divisões mas os homens que geram, tanto os que são a favor tanto os que são contra, é hipocrisia os que são do contra chamarem os renovados e pentecostais de causarem divisões são eles que não aceitam e até excluem igrejas, falo com autoridade porque não sou nem pentecostal nem carismático sou reformado. Ainda tem gente que se mete a “exegeta” e interprete dizendo que os pentecostais não leem as virgulas ao interpretar,para informação do “sabidão” o texto original não tem acentuação nem capítulos nem versículos isso é por conta da sociedade que traduz o texto.

  2. UM AMIGO MEU,FILHO DE PAI E MÃE DA IGREJA BATISTA, …!!! ELE ERA CRENTE BATISTA, MAIS ORAVA CONSTANTEMENTE COM TANTA DEVOÇÃO,QUE UM DIA SEM IMAGINAR DO QUE SE TRATAVA FOI BATIZADO COM ESPIRITO SANTO..!! E FOI OBRIGADO A SAIR DA IGREJA E CLARO QUE FOI PARA UMA PENTECOSTAL, NUNCA VOU ME ESQUECER DESTE FATO..

  3. Deus opera milagres da forma como quer seja por dons ou nao. Acreditar que os dons cessaram nao faz dos batistas hereges. Acreditar q os dons permanecem nao faz os pentecostais charlatoes. Acho que ambos tem se acusado injustamente. Agindo nao parecem estar usando o fruto do espirito que e amar o proximo. Atualmente tem se apresentado muitos falsos profetas q esta escandalizando o meio pentecostal. O nosso guia deve ser jesus e nao pastores batistas ou pentecostais. Para mim os dons espirituais nao cessaram porque esta escrito em corintios 13 que qdo vier o que e perfeito, os dons seriam aniquilados. O que e perfeito e o reino de Deus. La seremos um so povo, nao precisaremos de linguas, la nao havera doencas, nao havera demonios. Entao se nao mantivermos a fe, a esperanca e o amor, vamos p o inferno, pq no reino de Deus, esses dons nao valerao nada. Essa e a minha interpretacao e nenhum batista vai muda la. Qto a lingua de anjos, e uma fabula inventada por uma ma interpretacao, as linguas sao idiomas. Nenhum pentecostal vai me provar o contrario. As pessoas nao leem a biblia e creem em falacias. As pessoas tem de parar com essa idiotice, a minha igreja, o meu pastor, a sua igreja e o seu pastor nao vao levar vc p o ceu, olhe para jesus e para escrituras. Enquanto houver falta de maturidade e preguica de ler a biblia, sempre havera falsos mestres. Va a igreja adorar a Deus e nao buscar bem estar pessoal. Enquanto a igreja viver nessa criancice, eu sou de paulo, e sou de apolo. Serao poucos os que serao salvos. Deus do homem p fazer o que ele quiser. Os dons sao importantes, mas nao salvam ninguem e nao significa que quem os tem sao verdadeiros profetas. Judas tb tinha esses dons e isso nao o impediu de trair Cristo.

    • Quando diz que os outros não lêem a Bíblia, considera-se melhor. Logo, as acusações de defender “minha igreja” e condenar “sua igreja”, “meu pastor”, “seu pastor”, etc, recaem igualmente sobre a própria autora do artigo. Um ciclo vicioso alimentado pelo ego. O Senhor tem muita paciência conosco!

  4. Deus opera milagres da forma como quer seja por dons ou nao. Acreditar que os dons cessaram nao faz dos batistas hereges. Acreditar q os dons permanecem nao faz os pentecostais charlatoes. Acho que ambos tem se acusado injustamente. Agindo nao parecem estar usando o fruto do espirito que e amar o proximo. Atualmente tem se apresentado muitos falsos profetas q esta escandalizando o meio pentecostal. O nosso guia deve ser jesus e nao pastores batistas ou pentecostais. Para mim os dons espirituais nao cessaram porque esta escrito em corintios 13 que qdo vier o que e perfeito, os dons seriam aniquilados. O que e perfeito e o reino de Deus. La seremos um so povo, nao precisaremos de linguas, la nao havera doencas, nao havera demonios. Entao se nao mantivermos a fe, a esperanca e o amor, vamos p o inferno, pq no reino de Deus, esses dons nao valerao nada. Essa e a minha interpretacao e nenhum batista vai muda la. Qto a lingua de anjos, e uma fabula inventada por uma ma interpretacao, as linguas sao idiomas. Nenhum pentecostal vai me provar o contrario. As pessoas nao leem a biblia e creem em falacias. As pessoas tem de parar com essa idiotice, a minha igreja, o meu pastor, a sua igreja e o seu pastor nao vao levar vc p o ceu, olhe para jesus e para escrituras. Enquanto houver falta de maturidade e preguica de ler a biblia, sempre havera falsos mestres. Va a igreja adorar a Deus e nao buscar bem estar pessoal. Enquanto a igreja viver nessa criancice, eu sou de paulo, e sou de apolo. Serao poucos os que serao salvos. Deus do homem p fazer o que ele quiser. Os dons sao importantes, mas nao salvam ninguem e nao significa que quem os tem sao verdadeiros profetas. Judas tb tinha esses dons e isso nao o impediu de trair Cristo.

  5. Helio de Paula disse:

    A respeito dos dons Espirituais e dos frutos do Espírito,que creio ser o tema desta grande discussão,o apóstolo Pedro na sua segunda epístola no cap.1: 3 a 10 deixa bem claro tirando todas as possíveis dúvidas sobre o assunto,fala primeiro sobre A VIRTUDE,QUE É O PODER DO ESPÍRITO SANTO ( vers.3) e, depois cita os frutos do Espírito. O versículo 9 resume com clareza
    o pensamento e a posição de Pedro,dadas a ele pelo próprio Espírito Santo. ( Pois aquele em quem não há estas coisas é cego,nada vendo ao longe,…) E pior cego é aquele que não quer ver,ou distorce pra seu próprio beneficio,ou por falta de fé pra alcançar os dons do Espírito Santo.

  6. Eu não concordo com estes debates e disputas entre cristãos, penso que é perda de tempo ficarmos tentando demonstrar conhecimentos teológicos em nossos comentários, quando na realidade temos que apenas e tão somente pregar a Cristo a quem não o conhece.E os ensinamentos ficam a cargo de nossas escola bíblicas.

  7. Fernando Antonio disse:

    Amados sou um dos crentes batistas no Brasil, penso que nossa preocupação deve estar baseada na salvação dos perdidos, quanto a igreja física do senhor deixemos ao critério do Espírito santo, ninguém é detentor da verdade absoluta, Piper é um grande homem (homem) de Deus está sujeito a erros, mas isso não muda o fato de que Deus o chamou, se barulhenta ou silenciosa a igreja mesmo com falhas É DO SENHOR JESUS, façamos missões e estaremos na visão do reino de Deus. PAZ a todos!

  8. Facam-me o favor, exaltem o nome do Senhor e nao placas de igreja, busquem a Jesus e nao fiquemos presos nesses embaracos que nos impedem de avancar, prosseguir para o alvo, e olhar e agir para os que estao no mundo que ainda nao conhecem a Deus, e vao se perdendo e perecendo sem conhecer o autor e consumador da nossa fe.

  9. Quem conhece o Pr. John Piper sabe que ele é contra a teologia da prosperidade e que suas pregações são edificantes. Porém há uma verdade sobre os dons do Espírito Santo, ele existem está na Bíblia(1Co 12. 4-6) de forma clara, Paulo diz claramente que são de Deus. ” O que me preocupa é que acho que a Bíbla de alguns pode estar faltando esse capítulo de Coríntios”. É claro que devemos ser cautelosos acerca dos dons, por isso existe um don espiritual chamado “don de dicernimento” (1Co 12:10). Concordo que o que mais se deve ser evidente na vida do Cristão são os Frutos do Espírito Santo(Gl 5:22) mas isso não nos dar o direito de desfazer do dons. Quando se fala de divisão na igreja não é pro causa dos dons e sim de pensamentos e opniões de homens que se acham donos da verdade tantos de pentecostais quantos de reformados. Devemos nos voltar para as Escrituras pois ele se explica. Não acredito que John Piper desafiou os Batistas ele só expôs uma verdade bíblica. Agora se os sinais não estão seguindo alguns cristãos é porque não creem. Ficam lendo demais e orando de menos e achando-se “donos da verdade”.

    Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
    1 Coríntios 14:39

  10. Quem é Jonh Piper? Que ele tem contra a Igreja Batista? Qual o sei propósito em desafiar a Igreja Batista? Porque ele não vai desafiar o Diabo? Será que a Igreja Batista o Incomoda mais que o Diabo? Ora, faça-me me um favor, sr. Jonh Piper! A doutrina de que ensina que o batismo no espírito santo na forma como creeem os pentecostais e neopentecostais em nada me incomoda. Contudo, Sr. Piper, leia o texto de Marcos 16, que diz: “E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas.” (Mar 16.17). Este texto sempre foi interpretado por aqueles que acreditam que o “dom” de falar línguas estranhas seja uma evidencia de batismo com o Espírito Santo, porque se assim o fosse, pensem bem, os outros sinais do verso 18 seriam igualmente obrigatórios: “[...] pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.” (Mar 16.18). E eu não vejo nada disso acontecendo, vejo, sim, um monte de charlatões enganando muita gente cega que pensa que Deus existe somente para dar apartamente com dois carros na garagem, marido perdido, mulher perdida, emprego novo, doença curada, e benção material, coisas, coisas, coisas, etc. Tudo consumíveis pela traça e ferrugem. O pior de tudo: ainda chama de benção. O que dizer sobre João, o Batista, que morreu degolado? Será que ele não foi abençoado? Sr. Piper, dom não é isso, não. A Igreja Batista é bem maior do que os seus conceitos pessoais, Sr. Piper. Pobre Sr. Piper.

    • Quem conhece o Pr. John Piper sabe que ele é contra a teologia da prosperidade e que suas pregações são edificantes. Porém há uma verdade sobre os dons do Espírito Santo, ele existem está na Bíblia(1Co 12. 4-6) de forma clara, Paulo diz claramente que são de Deus. ” O que me preocupa é que acho que a Bíbla de alguns pode estar faltando esse capítulo de Coríntios”. É claro que devemos ser cautelosos acerca dos dons, por isso existe um don espiritual chamado “don de dicernimento” (1Co 12:10). Concordo que o que mais se deve ser evidente na vida do Cristão são os Frutos do Espírito Santo(Gl 5:22) mas isso não nos dar o direito de desfazer do dons. Quando se fala de divisão na igreja não é pro causa dos dons e sim de pensamentos e opniões de homens que se acham donos da verdade tantos de pentecostais quantos de reformados. Devemos nos voltar para as Escrituras pois ele se explica. Não acredito que John Piper desafiou os Batistas. Agora se os sinais não estão seguindo alguns cristãos é porque não creem. Ficam lendo demais e orando de menos e achando-se “donos da verdade”.

      Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
      1 Coríntios 14:39

  11. Concordo piamente com Jonh Piper, não podemos por causa dos atropelos neopentecostal deixar de usufruir da bênção que agraciou sua Igreja. feito está!!!

  12. Acho que o grande problema está mesmo em supervalorizarem os dons,se esquecendo que os crentes devem ser conhecido pelo fruto.Precisamos parar de focar os santarrões “poderosos”.e aprender com os crentes de vida consagrada ,cheio do Espírito Santo,humildes de coração.DEUS NOS ABENÇÕE !!!!

  13. Sem duvida John e um grande pregador, e esta deve ser mais uma de suas excelentes mensagens. So nao concordo com a questao da irrelevancia das linguas. Paulo diz que quem fala em linguas edifica a si mesmo, como algo que e edificante pode ser irrelevante?

    • Realmente,quem fala em línguas edifica a “si” mesmo. EDIFICARIA OU “OUTROS”…SE HOUVER INTÉRPRETE!!! Daí o motivo de ser irrelevante o uso em público do Dom de LÍNGUAS, sendo ausente quem tenha o “Dom de INTERPRETAR! E o esquecido “DOM DO DISCERNIMENTO”. DEUS NOS ABENÇÕE !!!!

  14. O problema não é que os Dons causa divisão, o problema esta no homem, é uma questão humana..é ele que causa as divisões na Igreja do Senhor, é puramente soberba humana, individualismo.

  15. O grande problema desse tema, "dons espirituais" não está nos próprios dons, mas nas manifestações malucas que chamam de dons, as quais nada tem de consonância com as Escrituras. Se realmente fossem dons, não
    causariam divisão, como é o costume. Por que causaram no passando e causam no presente tanta divisão e confusão nas Igrejas de Deus se realmente são dons do Espírito? Quantas Igrejas sofreram divisõesm em nome de tais dons! O apóstolo Paulo, corrigindo a Igreja de Corinto acerca da maneira como tratavam os dons espirituais disse: Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz.(1 Co 14.33) Ora, se o Espírito está concedendo esses dons para dividir e causar confusão, não estará Ele indo contra Sua própria Palavra? Um outro problema que se identifica é que muitos crentes tem problema de leitura, não sabem ler observando as regras de pontuação. E olha não estou falando nem de questão de exegese e hermenêutica, hein! Se fizessem uma leitura observando as regras da própria língua portuguesa certamente veriam que muitas de suas "interpretações" são bem equivocadas, para não dizer, erradas. Por último, a palavra de John Piper, bem como sua interpretação das Escrituras não são palavra final em termos de autoridade. Ps.: Será que, como observou o irmão Edimar Guimarães Pereira, a tradução não foi muito sofrida? Será que o tradutor não fez a SUA tradução pessoal para seu interesse?

  16. Os verdadeiros crentes sempre desafiaram os não crentes, humilde e serenamente.

  17. O que ele quer dizer com "ato divino subconsciente", repetido várias vezes? Fala muito, tenta falar difícil ou bonito, mas não comunica nada. A argumentação não faz sentido. Ou Piper "pirou", não fala coisa com coisa, ou a tradução é muito sofrida.

    • O Espírito Santo convence o homem do pecado e da justiça, essa seria a ação inconsciente que o mesmo diz, transformação de mente um ato importante da salvação e da vida do crente em Jesus Cristo, sendo que os grupos tradicionais defendem essa sendo a verdadeira ação do Espírito Santo , todavia devemos lembrar por exemplo I Coríntios 4:20, Rm 15:19. A manifestação de Deus por meio de dons espirituais. Assim eu entendo! A paz do Senhor Jesus!

    • Connhecendo o Pastor Piper,logo vemos que a tradução foi gravemente adultera.

    • Quando ele diz, “o batismo com o Espírito Santo é mais que um ato divino subconsciente de regeneração” esta dizendo que a pessoa que é batizada no ESPÍRITO SANTO, além de apresentar o fruto (Galatas 5:22), também transborda no poder do ESPÍRITO SANTO. Exemplo disso foi no dia de pentecostes, as pessoas reunidas ali, que esperavam o cumprimento da promessa feitar por JESUS CRISTO; nitidamente percebia-se O PODER DO ESPÍRITO SANTO DEPOIS DE SUA DECIDA nelas. O Apóstolo Pedro, neste dia de pentecostes percebia-se nele um poder, uma capacidade linguistica de discursar tremenda e sobrenatural. Quem o conhecia percebia-se nitidamente que ele não tinha antes de receber o ESPÍRITO SANTO. (Atos 2:1 ao 41) A chegada do ESPÍRITO SANTO na vida de uma pessoa é marcada tanto no interior quanto no exterior dela.

    • falou a sabichona, quer saber mais que o próprio Piper, que não foi a primeira vez fez esta declaração.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 456,471 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar