Antropóloga afirma que programas de tv como os de Silas Malafaia e R.R. Soares são um risco a “informação de qualidade”

57

A antropóloga Débora Diniz, autora do livro “Laicidade e Ensino Religioso no Brasil”, fez uma análise sobre o que chamou de transformação de denominações pentecostais e neopentecostais em “religiões eletrônicas”, nessa análise ela afirmou que a crescente presença dessas denominações evangélicas nas TVs e emissoras de rádio representa uma ameaça às liberdades de credo e de expressão.

A antropóloga afirmou que, sendo um serviço de concessão pública concedido pelo Estado laico, o uso da TV deveria ser mais democrático. Ela disse ainda que a hegemonia nos meios eletrônicos da pregação evangélica tem propagado ideias conservadoras, fortalecendo a intolerância religiosa.

Diniz argumentou que o que acontece na prática é que alguns grupos de comunicação estão ganhando muito dinheiro com a venda de horários a igrejas milionárias e outras organizações religiosas chegam a ter seus próprios canais de TV. Ela afirma que dessa forma o que acaba sendo imposto é a pregação de um único credo, em detrimento dos outros, colocando mais ainda à margem religiões de matriz afro-brasileira, como o candomblé e a umbanda.

“O público fica sem alternativa e sem acesso à informação de qualidade e, consequentemente, sem ferramentas para a formação de opinião”, criticou a antropóloga.


De acordo com a Folha.com, em meados de 2011 as igrejas ocupavam 140 horas semanais na programação da TV aberta, volume que aumentou devido à compra, pela Igreja da Graça de Deus, liderada pelo missionário R.R. Soares, do espaço no horário nobre da Rede TV!. Negociação esta que movimenta mais de R$ 6 milhões mensalmente.

A antropóloga concluiu sua entrevista ao portal iG afirmando que “existe um favorecimento ao cristianismo, que oprime e impede que as minorias religiosas e as organizações não religiosas dedicadas à difusão de uma cultura de tolerância ocupem espaços e tenham voz”.

Fonte: Gospel+

57 COMENTÁRIOS

  1. Pobres coitados ignorantes… se a preocupação fosse somente essa de levar informação de qualidade para os Brasileiros, estariamos vivendo no melhor país do mundo… Pelo amor de Deus vamos tentar discutir coisas que vão nos acrescentar algo e não dar mais Ibope a esses tipos de reportagem sem fundamentos, pois é isso que a mídia quer: Quanto maior o acesso maior a propagação…

  2. Só um tipo de credo??? Creio que pregue Deus e Deus é unico "O Alfa e o Omega"….outra coisa durante anos só se viu na tv aberta transmissão de missas….nos domingos pela manhã, no Natal a missa do galo….e nunca um culto ou outra manifestação religiosa que não fosse a católica…claro o espíritismo nas novelas…..agora pq tem programas evangélicos se trata "uma ameaça às liberdades de credo e de expressão." O que essas pessoas deviam pesquisar é sobre RESPEITO E LER UM POUCO MAIS DA BÍBLIA…POIS FICAM OCIOSAS E VÃO ESCREVENDO QUALQUER PORCARIA PRA DIZER QUE É ESTUDIOSO….por favor vá ler a Bíblia e aprenda o que é respeito.

  3. Você notou que só está se referindo as igrejas pentecostais? Antropóloga!! E a igreja católica que tem vários canais de padres levando a palavra de Deus a todos!! Não seja assim, dê graças a Deus que temos a palavra de Deus nos meios de comunicação, independentemente de qual tipo de religião vier. quanto as igrejas Afro, vc esqueceu que estamos num país democrático? Então é só eles se organizarem e pagarem os seus horários nos meios de comunicação. O que impede isto? portanto acho esta tua colocação muito preconceituosa e direcionada a suas preferências pessoais de credo. Agora dizer que a pregação da palavra de Deus é estar colocando em risco a "informação de qualidade" é no mínimo uma atitude insensata e mal colocada.

  4. Gente essa é a ora de mostrar quem somos em Cristo.
    Essa moça está equivocada ela não sabe o que faz e nem com quem ela está mexendo, ela não está atirando pedras em A e nem e B mas no evangelho de DEUS que nada mais é do que a voz de DELE aqui na terra.O senhor Jesus diz que não fazemos nada aos olhos do Pai se não amarmos aqueles que nos perseguem e que nos afrontam, vamos amá-la, vamos pedir a Deus que conquiste esse coração confuso como um dia muitos de nós fomos.Há, e outra coisinha… é claro que ela não vai reclamar de Bigbrodher, de programas que induzem ao adultério, a prostituição, a mentira, a luxúria, a lascívia, a agressividade física e oral, a desonra aos idosos, a desonra aos pais que, compõem praticamente 100% da programação de uma certa emissora de TV, isso porque não a incomoda…( e nós sabemos o porque não incomoda).O evangelho quando pregado com seriedade aborrece a muita gente….a luz encandeia, o amor amedronta, a simplicidade do evangelho e tão grande que chega a ser inacreditável.Se as igrejas evangélicas estão crescendo GLÓRIA A Deus por isso!!!!Coisas erradas tem em toda parte do mundo e em todas as religiões…cabe a nós ler a palavra de Deus (Bíblia) e discernir o certo do errado, o Santo do profano e parar de colocar a culpa de tudo em alguns Pastores…se você acha que tem tanta gente enganando, manipulando, distorcendo a palavra de DEUS, então faça a sua parte, se entregue a Jesus, leia a Bíblia, ore, peça revelação e faça você , de forma correta o que estão fazendo errado…, ajude a quem precisa de ajuda.A igreja do Senhor Jesus precisa de pessoas “diferentes” , fiéis a DEUS, comprometidas com o REINO, com a SCIEDADE, e com os necessitados e vamos a partir de agora não só ler, como também praticar o evangelho porque, Deus também disse que muitos curariam, profetizariam e libertariam em seu nome e ELE não os reconheceria.O único capaz de preencher o espaço vazio em nosso coração é aquele que deu a vida por nós, o que é o caminho a verdade e a vida.Não ouve outro no mundo que deu a vida por mim e por você e eu, não entregaria a minha mente, o meu coração a minha vida a outro que não fosse esse! Essa e a minha forma de gratidão.Se alguém ainda não crê não importa porque, um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará que só ELE é o Senhor.E mesmo sem crê você concente! Quando data alguma coisa, está sempre afirmando que ELE existiu, e foi morto em seu lugar!! Hoje estamos em 2012 depois de que? Depois de CRISTO! E isso basta para dá inicio a uma reflexão genuína!

  5. beleza, pentecostal é um saco mesmo, todo mundo concorda.
    mas quem disse q a emissora é obrigada a dar espaço pra candomblé?
    se tem o dinheiro, paga, se nao, fodasse. eu nao poderia me importar menos.

    porra de artigo com vias esquerdistas a favor de revoluções atraves de alianças com minorias; "o cristianismo é muito difundido", "ideais conservadores fortalecem intolerancia" sem respeito por ideais é voce! o q? voce respeita todo mundo, menos os conservadores, né?
    ah, o candomblé ta se dando mal? que pena, acho melhor ele agir se nao vai se fuder!
    comunista de merda. eu sei reconhecer seus ideais inuteis atraves do vocabulario

  6. Não tenho a formação dela, mais ela cometeu um mijada e cagada, engraçado que ela mistura as coisas, pois a concessão pública de tv é liberada pelo governo para emissoras privadas, sendo que o governo só tem o domínio na classificação dos programas nas redes PRIVADAS, e não no conteúdo da programação desde que cumpra com a classificação, sendo que todos os tele cultos tem a classificação LIVRE. agora imagine se mostrasse tudo que se faz na macumba na tv, poderia mostra sacrifícios de animais?

  7. só tem dinheiro para ter espaço na televisão quem prega prosperidade em troca de dinheiro,é um circulo vicioso, bancado pelos fiéis que se afogam em seus proprios desejos e incautos, néscios e neofitos que sãosustentam a avareza de lideres que investem cada vez mais em superproduções que atraem , que sustentam novamente o circo , mais e mais neofitos ….

  8. Discordo a opinião dessa antropóloga. Porque o único objetivo desses homens de Deus é pregar a palavra de Deus e dar a oportunidade d pessoa conhecer a verdade e salvar a sua vid atravez da palavra de Deus. Oro e torço para que cada dia mais aumente o numero de progragamações que falem da palavra de Deus sem distorção.E vidas sejam salvas atravez dessas programações.

DEIXE UMA RESPOSTA