O ator Johnny Galecki, mundialmente famoso por seu papel na série de humor The Big Bang Theory, está lançado um novo programa, chamado Living Biblically, e afirmou que espera que a atração encoraje discussões sobre a Bíblia na vida cotidiana.
Galecki, intérprete do físico Leonard Hofstadter na série The Big Bang Theory, atua como produtor executivo no novo programa da CBS, que pode ter o título traduzido como “vivendo biblicamente”.
Living Biblically se concentrará em torno de um homem chamado Chip Curry (Jay R. Ferguson) que muda drasticamente sua vida para viver estritamente pela Bíblia. Galecki disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa que ele acredita que é crucial fazer uma série cercada de fé.
Aos 42 anos, o ator e produtor acredita que a população de fé está extremamente sub-representada na TV, em comparação com os dados demográficos.
“Quando eu comecei minha empresa de produção, tentar fazer uma comédia sobre religião estava no topo da lista”, disse ele durante um debate no Winter Press Tour da Television Critics Association. “Eu reconheci que essas conversas [sobre religião] não estavam sendo realizadas apesar do fato de que 80% das pessoas no mundo assinam suas vidas para algum tipo de crença espiritual”.
Como resultado, o ator começou a criar uma série que poderia “inspirar uma conversa despretensiosa” sobre a Bíblia. “Um dos maiores obstáculos é o medo de ter a conversa sobre [religião]. A melhor maneira de abordar [um tópico] que as pessoas podem ficar desconfortáveis é com a comédia”.
Galecki passou a discutir sua própria educação, que ele classificou como uma infância “hippie católica”. Suas práticas religiosas consistiam em sentar no chão com as pernas cruzadas cantando sobre Deus com violões. Ele compartilhou que sua mãe passou “muitos anos” em um convento antes de se casar com seu pai, segundo informações do portal The Christian Post.
“Havia muitos elementos do catolicismo na minha educação. Há várias pessoas envolvidas no programa que são devotas com suas crenças”, acrescentou o ator e produtor.
Criado por Patrick Walsh, Living Biblically já gravou 13 episódios em sua primeira temporada na TV. Segundo Walsh, ele procurou o conselho de vários consultores para garantir que o roteiro sempre fosse preciso e respeitoso, para que a fé bíblica não fosse relativizada.
“Nós temos um padre e um rabino que leem todos os rascunhos dos scripts e nos dizem onde estamos errados ou onde podemos usar um exemplo melhor da Bíblia”, acrescentou o autor da série. “Penso que, com sorte, [pessoas de fé] encontrarão nesse programa uma ótima opinião sobre o que muita gente baseia toda a vida”.
Galecki disse que ele foi encorajado pelas reações que receberam dos funcionários do estúdio que são religiosos: “Nosso medo era que nós pudéssemos ofender aquelas pessoas que profundamente, profundamente, respeitamos e queremos representar de uma maneira muito sã, fundamentada e respeitosa. Então, o fato de não estarmos deslocando essas pessoas, o fato de elas terem se sentido representadas no programa apenas nos fez sentir como ‘OK, pelo menos estamos no caminho certo'”.
Sua principal ambição para o futuro da série é que ela “inspire uma conversa” sobre a religião. “Vamos falar sobre isso. Vamos nos sentir seguros o suficiente para falar sobre isso de uma maneira respeitosa”, reiterou. A estreia da série acontece na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro, na CBS.