Em culto de ação de graças celebrado ontem, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da Convenção Batista da Nicarágua (CBN), reverendo Guadalupe Gómez, disse que “a terra geme ante a destruição de seus recursos naturais e somos chamados a fazer algo, por menor que seja, para que Deus nos escute”. O culto teve lugar na Universidade Politécnica da Nicarágua (Upoli).
O pastor sublinhou que Deus sofre ao ver que seus filhos, a cada dia, estão destruindo os bosques, a fauna e a flora para o avanço da economia global, que só interessa ao capital. A terra está flagelada e o que vem é uma derrocada com o aquecimento global. E será muito duro, sublinhou.
“O Criador da natureza quer que façamos algo, ainda que sejam pequenos atos, porque Ele está conosco”, enfatizou Gómez perante um auditório lotado de estudantes e professores que foram juramentados como “brigadistas ecológicos”. Esses brigadistas apresentaram relatório do seu trabalho sobre o meio ambiente começando em casa, com a limpeza de ruas.
Gómez lançou um chamado à comunidade universitária e à sociedade nicaragüense para que contribuam no cuidado da natureza para as futuras gerações.
O Reitor da Upoli, Emerson Perez, ao juramentar os brigadistas, também exortou professores, estudantes e sociedade para que respaldem iniciativas de preservação da natureza, começando este trabalho em casa. Ele reconheceu o trabalho dos universitários e pediu para que mantenham esse espírito de serviço e cuidado da natureza, algo que darão de herança aos filhos.
O Conselho de Igrejas Evangélicas Pró Aliança Denominacional (Cepad) capacita e organiza comunidades em Associações de Desenvolvimento Comunitárias, com o intuito de proteger o meio ambiente e denunciar todo ato que agrida a natureza.
Em León, cidade a 90 km ao oeste da capital, milhares de trabalhadores e estudantes marcharam em protesto contra os empresários Pellas, donos de um engenho que destrói os bosques para o cultivo de cana voltada à produção de licor e de etanol.
Fonte: ALC